Redirecionar um blog para outro

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

IMAGEM: Faça o redirecionamento do link antigo para um novo

Você tem um blog que não usa mais e criou um novo blog para reunir seus novos projetos, trabalhos e ideias e deseja que o seu antigo blog direcione automaticamente o leitor para seu novo e atual blog? Sempre existe uma forma gratuita para os problemas e essa é comprovadamente efetiva e livre de problemas como vírus ou propaganda (o que é comum em serviços gratuitos para web). Essa dica não é um serviço então você mesmo pode fazer em seus blog. Há várias de conseguirmos fazer o leitor encontrar seu novo blog ou site, mas todos os desenvolvedores web indicam apenas um: Com metatag. Saiba que você pode fazer um redirecionamento também usando JavaScript, mas e se o navegador do usuário não estiver o recurso habilitado, será um problema.

O QUE A METATAG VAI FAZER?
Ela vai redirecionar o leitor do link X (antigo) para o link Y (novo e atual) sem que o leitor tenha que clicar em lugar nenhum.

COMO FAZER ISSO?
Vá até o antigo blog, localize o editor HTML do seu blog. Se ele estiver no Blogger, clique no nome do blog desejado, na coluna lateral esquerda localize ’Modelo’ e depois clique no botão ‘Editar HTML’. Na nova tela, localize a tag ‘< head >’ e ANTES dela, cole o seguinte código:

<meta http-equiv="refresh" content="0;URL=http://www.NOVO_ENDERECO.com" />

E salve o modelo. Independente da plataforma (Uol ou WordPress) é possível encontrar a edição HTML e o local para inserir a Metatag é sempre a mesma.

ENTENDENDO O CÓDIGO
A palavra ‘Content’ corresponde ao tempo que o leitor demorará para ser redirecionado ao novo endereço. Você pode inserir outros valores que não o zero, mas quanto mais segundos, pior será a experiência do usuário. Já vi blogs que o ultimo post foi uma breve e simples explicação ‘O blog mudou de endereço. Em segundos você será direcionado para o novo endereço do blog’ e todo esse tempo para o usuário ler a frase, pensar se fecha ou não o guia demora algo como 5 a 10 segundos.
A palavra URL é literalmente o endereço de destino que você DEVE editar antes de colar o código e salvar em sua página. Do mais, as outras palavras formam a sintaxe necessária para que tudo funcione, não edite nada além do que foi mencionado.

Este código funciona perfeitamente se o domínio do blog é gratuito ou pago. Também funciona em páginas HTML com domínio próprio.

ONDE MAIS POSSO USAR O CÓDIGO?
Não é recomendável um bom blog comprar e manter apenas UM domínio. Há necessidade (dependendo da relevância do seu blog) de manter outros domínios na Word Wide Web para que nenhum engraçadinho compre ele e faça seu blog ser mal visto na web. Você poderá usar este código nesses casos onde um novo domínio será comprado, mas espere, não há necessidade de contratar um serviço de hospedagem apenas para criar uma página HTML e inserir este código. Você pode fazer um redirecionamento a partir do painel de controle do domínio. Para entender melhor, recomendo a leitura do artigo ‘Como redirecionar seus domínios’ do parceiro Gerenciando Blog.

Para quem serviço de hospedagem e conhece o arquivo .HTACCESS, podemos fazer p redirecionamento a partir dele:
Redirect /paginavelha.html http://www.seudominio.com.br/
Para outras linguagens de programação como PHP, ASP, Java e outros, visite esta página.

CONCLUSÃO
Entendemos que não é necessário excluir um antigo blog para que os leitores passem a lhe visitar em novo endereço. Você ainda pode usar recursos alternativos como este. Centralizar todos os outros blogs para seu domínio principal é uma tática para melhorar seu blog e o fluxo de visitas.

Você já teve que fazer uso deste código antes? Quais foram os resultados?

18 comentários:

  1. Olá, eu fiz como você disse e deu certo! Foi simples e fácil o procedimento. Muito obrigado :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha dado tudo certo.
      Disponha. Agradeço o comentário

      Excluir
  2. No meu caso é diferente. Eu mudei o nome do blog. Então não tenho o blog antigo para modificar.
    Perdi muitas visitas, agora que está voltando a indexar no google, mas mesmo assim as visitas ainda não voltaram a ser como antes. E o google não está indexando tão bem como no antigo endereço.
    Tem uma maneira sem ser comprando domínio para que ao clicarem no endereço atigo redirecione para o atual?
    Vi no perfil dos seguidores do blog que consta lá que estão seguindo o blog antigo. O que fazer?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o endereço antigo é do Blogger por exemplo, não tem como 'comprar' mas deve ter como reativá-lo novamente pelo painel e depois de reativá-lo você poderá fazer o redirecionamento como indiquei.
      Se você tinha comprado um domínio para seu blog mesmo que em outra plataforma que não seja o Blogger, o importante é você tentar comprar novamente o domínio e depois sim fazer o direcionamento para seu novo blog.
      Fora isso, não há nada que possa ser feito a não ser melhorar seu atual blog e não exclui-lo ou vendê-lo jamais.

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber como fazer para redirecionar em uma nova aba, ou seja, sem fechar a antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Agradeço a visita e comentário. Bem, no caso não há um redirecionamento que abra em nova página. Não que eu conheça. Como o redirecionamento é feito de forma automática via programação ou código, então para chegar ao resultado que você quer não se usa código de redirecionamento e sim um código de link simples, mas configurado para abrir em nova página.
      Recomendo a visita ao artigo para fazer um link abrir em nova página, então a página atual será preservada e o leitor poderá visitar o link novo http://www.arrumablog.com/2010/09/como-fazer-um-link-abrir-em-outra.html

      Excluir
  4. Parabéns pelo processo criado, mais simples do que isto não existe.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário Mauricio. Bom que achou simples

      Excluir
  5. fiquei perdido quando mudei o endereço do meu blog rs
    essa solução é perfeita e graças a Deus resolvi o problema !

    ResponderExcluir
  6. Olá. Obrigado pela dica. Fiz e deu tudo certo, só que o delay entre um e outro está horrível e como eu já exportei todo o conteúdo do antigo pro novo eu gostaria de apagar o conteúdo do antigo blog e deixá-lo apenas com a mesma foto de fundo do novo, para que esta transição seja menos traumática. Mas aí surgiu o problema: nao consigo mais editar o antigo, pois quando abro ele, ele direciona pro novo... Como faço? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você teve uma boa ideia em excluir o conteúdo do antigo para carregar mais rápido =D
      Pelo que eu entendi, você ainda pode editar o antigo sim, só não vai conseguir fazer testes rsrsrs. Mas não tem problemas, vá no código do antigo, retire a linha do código de redirecionamento e faça toda a edição, depois coloque novamente a linha de redirecionamento e faça testes.
      Boa sorte.

      Excluir
  7. No meu caso é o contrário, meu blog esta na wordpress e desejo redirecionar para a blogger, espero que possa me ajudar. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberkley,

      O código da met tag funciona em qualquer página. Mas acho que para PHP que é a base do WP você encontra uns melhores ou em PHP mesmo. Faça um teste com o código e se você for manter a hospedagem, poderá usar o HTACCES do seu host para lhe ajudar, para isso basta ler o 'ajuda' do seu serviço de host e boa sorte.

      Excluir
  8. Já testei e funcionou á primeira! Tinha um blog no Sapo (Portugal) e redirecionei para o Blogger. No enteanto, mesmo com 0 segundos... é capaz de demorar entre 1 a 2 segundos a direcionar. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. muito obrigado pela dica funciono perfeitamente!!!!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita