Redirecionamento personalizado no Blogger

sexta-feira, 23 de novembro de 2012



Pode ser que hoje o teu blog não seja tão conhecido e não tenha muita relevância para os buscadores como alguns já são. Sites como o Yahoo! Respostas e ‘Pergunte ao urso’ são relevantes aos buscadores pois contém o conteúdo que as pessoas mais clicam e consequentemente os que tem mais comentários. Já me ocorreu de clicar em uma pergunta no Yahoo e a pergunta ter sido removida e o conteúdo para leitura é só um pedido de desculpas.

O exemplo acima é real e eu bem que desejo um redirecionamento para outra pergunta sobre o mesmo assunto que eu pesquisei, mas o site é muito grande para o Yahoo ficar redirecionando cada pergunta que o usuário desativa. Em um blog, há menos posts ou artigos do que no Yahoo e você pode fazer com que isso não aconteça.

Existe duas formas de fazer isso: Por meio do Blogger (gratuitamente) ou tendo um domínio e hospedagem de arquivos externo (conhecido como host e ele é pago mensalmente). Falaremos da ação dentro do Blogger por ser mais simples, ser o foco do Arruma Blog e o resultado ficar tão bom quanto o pago.

Vou usar o meu próprio blog como exemplo. Antes do dia 21 de Novembro todos os leitores e até eu mesmo só conseguia acessar o link de contato digitando o endereço do post que fiz para ele que é originalmente este http://www.arrumablog.com/2008/11/contato.html e depois que eu passei a usar o redirecionamento personalizado ele pode ser acessado escrevendo a palavra contato depois do endereço do blog www.arrumablog.com/contato e isso torna as coisas bem mais práticas.
No exemplo do Yahoo, o certo seria pegar o link com problema (ou o post que você excluiu ou que está indexado no google, fazer um novo artigo para ele e depois configurar o redirecionamento). Outro exemplo que não existe no Arruma Blog mas que poderia existir é um artigo com esse link

  http://arrumablog.blogspot.com/20012/10/eu-odeio-quadrados.html

Suponhamos que eu não goste mais do que eu escrevi no artigo e principalmente na forma como as palavras do link aparecem, então no mês 11 eu o exclui. Agora não tem mais nada dele e estou feliz. Quando um visitante clicar naquele antigo link sei que vai aparecer a página de ‘erro 404 – Página não encontrada’ e o número de leitores do blog começa a cair então começo a receber e-mails falando que o post encontrado por links externos está com problema. Como mudar isso?
O certo é eu criar um novo artigo, mas pode ser que haja um post explicando ou com um conteúdo ainda mais rico que este que eu deseje mostrar aos leitores do blog. Então vou seguir os seguintes passos:

CRIANDO O REDIRECIONAMENTO
Acesse o painel do Blogger e clique sobre o nome do blog escolhido.

Clique em ‘configurações’. No menu a esquerda, escolha a opção ‘Preferências de pesquisa’.


Clique em EDITAR ao ver ‘redirecionamento personalizado’.


No campo DE devemos colocar o que já não existe mais como o antigo link ou a palavra que será redirecionada para algo que exista. No exemplo real que usei aqui foi:

  DE /contato

E no campo PARA devemos colocar o link real que existe. Continuando o exemplo ficou:

  PARA /2008/11/contato.html

Aqui no Arruma Blog resolvi criar os seguintes redirecionamentos:

www.arrumablog.com/parceiros
www.arrumablog.com/mediakit
www.arrumablog.com/contato

DICA: O parceiro Gerenciando Blog falou algo que só vi agora no final da edição deste artigo. O site de ferramentas para webmasters da Google fornece uma lista de erros de links dentro do blog para você fazer os redirecionamentos e eu já falei sobre esse site no artigo 'Seu blog também pode ser contaminado'.

10 comentários:

  1. Olá, é possível mudar em páginas que existem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível pois ele só funciona pegando links que não existem e direcionando para os que existem. No exemplo eu pego a palavra CONTATO que não existe e direciono ela para um link que existe (/2008/11/contato.html)e eu posso fazer isso com as páginas que dão erro 404 e um endereço personalizado para um que realmente exista. Do contrário, há outras formas Isa

      Excluir
  2. Não deu certo, apareceu página não encontrada

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber,quando acessamos um Blog,porque aparece aquele jacaré fazendo divulgação da Host?será erro do domínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simony não. Acho que você está falando sobre o HostGator que tem como símbolo um jacaré. A empresa de host investiu muito em publicidade e por isso alguns blogs estão hospedados lá e outros fazem publicidade deles, e as vezes quando você acessa um blog que está no host deles e a página não é encontrada ou da algum problema com o servidor a imagem que aparece é a deles. Nada de mais, há muitas empresas de host que tentam se promover assim também.

      Excluir
  4. Meu post foi removido para rascunho pelo google, só q eu tirei o link q causou a remoção e publiquei a postagem novamente, só q não ficou com o mesmo link mais o post ainda ta no google só q quando clica só aparece meu site e nenhum post é exibido, ai eu fiz isso q vc ensinou no tutorial, blz funcionou, mais como fica o post no google? vai permanecer? por enquanto perdeu uma posição, sabe me explicar oq vai acontecer?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mailson, como o redirecionamento e toda a estrutura está na plataforma da Google, é muito provável que o buscador siga as regras de quanto mais cliques melhor indexado esse post será, uma vez que agora ele não apresenta risco.
      Para melhorar ainda mais isso eu recomendo que busque fazer o 'robots.txt' que o Blogger permite, mas não há nenhum guia sobre isso aqui no Arruma Blog até porque uso em caráter experimental, mas na web existe muito e isso melhora muito a indexação e navegação do seu blog em termos de visitas de outros sites.

      Excluir
  5. Eu já havia tentado fazer redirecionamento entre 2 blogs já existentes, sem sucesso.

    Após ler sua postagem, mudei o endereço de um de meus blogs, mas nem assim consigo redirecionar o acesso para o outro blog (existente).

    Poderia esclarecer como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco desta postagem é um redirecionamento interno, entre postagens apenas. Há outras formas de conseguir fazer um endereço ser redirecionado a outro por meio de código HTML na página do seu blog.
      Para isso insira o seguinte código no cabeçalho do seu blog (antes de HEAD) e altere o destino da URL

      < meta http-equiv="refresh" content="0; url=http://teste.html" >

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita