Acessibilidade em blog: Evite texto justificado

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Em 2011 escrevi uma relação de artigos para incentivar e mostrar como é importante tomar algumas medidas para favorecer deficientes físicos ou tornar seu site acessível a quem tem dificuldades. Pensei naquela época que os principais e mais fáceis pontos tinha sido explorado por mim mas ainda faltou um que o Maycon M. do blog Dicas Vip informou.

Falei sobre a importância de não usar muitos frames, da utilização de texto alternativo em imagens e até links, do uso de frases genéricas como ‘saiba mais...’ e até conteúdo em flash no artigo ‘E os blogueiros com deficiência parte III’ e eu não levei em consideração o aspecto visual dos artigos de um blog. Você consegue imaginar o motivo desse aspecto visual do texto?

Simples: Há ainda pessoas com capacidade de ver e ouvir mas que tem dificuldades em entender pois estes leem com dificuldades. Quem sofre disso pode ser considerado ‘usuário ou leitor com dislexia (ou disléxicos)’ e este leitor terá mais problemas ao ler um artigo quando o texto do artigo estive como ‘justificado’.
IMAGEM: Diferença gráfica entre texto alinha a esquerda e justificado
No artigo publicado pelo blog Dicas Vip, não só o Arruma Blog usa o texto justificado em seus artigos bem como o Ferramentas Blog, Criar Sites e até o Escola Dinheiro. Isso não significa que os blogs listados são ruins ou tem artigos ruins, mas sim que não levam este pensamento em consideração na hora de editar os artigos. Cerca de duzentas mil pessoas no Brasil sofrem com este problema e como todo cidadão tem direito à informação é um dever de quem repassa a informação se atentar as diferenças que existe ao seu redor.

Após a publicação do artigo, resolvi fazer mudanças na edição dos artigos do Arruma Blog que sugere não usar mais o tipo ‘justificado’ de texto e sim a esquerda que já padrão web. Como o modelo de blog foi atualizado em Agosto de 2012 este já está programado para justificar o artigo quando publicado, mas na edição dos artigos atuais, ele não foi formatado para aparecer justificado significando que os leitores optantes pela leitura via Feed RSS conseguem ler o nosso feed da mesma forma como eu o publico.

Devo dizer que nunca tinha pensado nisso e sempre gostei do aspecto visual da formatação ‘justificada’ nos textos mas sou a favor de blogs e do meu blog com acessibilidade. Peço a você leitor e amigo blogueiro que repensem a forma como você está blogando. Conquistar os leitores é melhor do que ter centenas de comentários e dois terço deles forem spam.

7 comentários:

  1. Nunca parei para pensar nisso... Como você mesmo diz, o texto justificado fica bem mais elegante. Mas a acessibilidade é o mais importante. Vou repensar sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, poucas pessoas pensam nisso. Fico feliz que passou a ter um novo ponto de vista.
      Obrigado pela visita e comentário

      Excluir
  2. Olá Rafa, fico feliz que tenha ajudado. Vlw...

    ResponderExcluir
  3. só não entendi ler um artigo contra a justificação do texto na internet em um texto JUSTIFICADO...irônico...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Periodicamente eu atualizo o modelo de template do Arruma Blog e de 2012 para 2013 houve atualização de modelo do qual não gosto de editar muito por ter um conhecimento limitado no Blogger, por este motivo esta postagem hoje tem um aspecto visual justificado mas o artigo foi escrito sem o recurso, o que fará um novo modelo mostrar o texto como ele é. As vezes volto ao HTML deste modelo, mas acabo desviando a atenção ou não encontrando o local certo para mudar isso.
      Achei muito válido o comentário =D

      Excluir
  4. Concordo plenamente com os que não são a favor dos textos justificados.

    Textos justificados, como bem lembrou o Dicas VIP fica bom APENAS e tão somente em jornais ou revistas, e olhe lá.

    Não sei quem criou essa história de texto justificado, mas nunca gostei deles. A coisa mais comum são espaços enormes quando a linha do texto tem poucas palavras.

    Nos jornais e revista, é possível usar a hifenização, que melhora bastante ou mesmo elimina este problema, mas na internet, hifenização não funciona, não existe.

    Eu suo webdesigner e procuro sempre mostrar aos meus clientes que texto justificado é horrível na internet, mas alguns batem pé e querem. É nítido nos sites deles a bagunça visual ao ler um texto.

    Espero que com estes artigos as pessoas pensem duas vezes antes de empregar esta praga considerada organização, que de organizado, não tem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não há nada mais legal do que provar os pontos ruins para clientes com o projeto em execução. Não sou contra o 'justificado' mas dev concordar que existe pessoas com problemas para ler artigos desta forma. Agradeço o comentário e tu poderia ter se mostrado mais, como alguém que defende uma ideia mas sabe respeitar o desejo de seus clientes, acho que é assim em todas as classes =/

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita