Faz bem colocar barra do G1, UOL ou R7 no blog?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

IMAGEM: Barra superior das barras G1, UOL e R7
Encontrar um nome de peso associado ao seu blog é uma alegria gigantesca não é? Pena que tudo isso é só na interface interna de seu blog (em muitos casos, claro). Hoje a questão é sobre o uso das barras de acesso rápido de grandes portais da web dentro do seu blog, o que você acha? Tem uma em seu blog? Leia nossa opinião e comente.
No Yahoo! Respostas e em alguns fóruns pela web há pessoas (em maioria menores de 14 anos e/ou com pouco conhecimento em blog e web) pedindo código e informações de como inserir barras de grades sites no topo do blog, mas será que isso é bom ou ruim?

QUAL A FINALIDADE REAL DE UMA BARRA DE OUTRO SITE EM UM BLOG?
Um rótulo. Uma forma de dizer o blog ou site tem algum vínculo com os grandes portais da web.
Isso é usado com frequência quando o blog que mostra a barra pertence a algum sistema de parceria ou filiação onde há retorno financeiro, publicitário ou de parceria entre as partes.

COMO FAZER PRA SER UM PARCEIRO OU FILIADO?
Depende. Cada site que disponibiliza a barra age de uma forma ou tem uma política específica. A UOL por exemplo, trabalha com o afiliado, mas não da pra saber se para todos os sites que mostram a barra, o retorno é financeiro. Existe vários motivos pra fazer um blog ou site mostrar uma barra de determinada empresa, alguns deles:
- Parceria;
- Tornar mais barato o valor de uma hospedagem;
- Troca de visitas;
- Arrecadação de dinheiro;
- Outros;

Não há uma forma direta para ser um parceiro ou para que eles entrem em contato com você. É possível você ser um filiado da UOL (ela tem um sistema de monetização de sites bem no estilo Google AdSense) e quem sabe conseguir essa barra e ainda ganhar um dinheiro. Outros sites normalmente convidam você a mostrar a barra deles em troca de alguma coisa.

ONDE ENCONTRO O CÓDIGO DESSAS BARRAS?
Com a mesma proporção que são criados 'posts' mostrando os códigos, eles são excluídos sem mais nem menos pelo dono do blog. Muitos destes blogs não tem planejamento e acabam morto por falta de vontade e força do novato blogueiro.
Isso sem falar que por vezes, as empresas mudam os códigos das barras e algumas param de funcionar corretamente. Mas por hora se você ainda assim quer usar, há no Detalha Blogs 3 barras e seus códigos.

O ARRUMA BLOG RECOMENDO O USO DESTES CÓDIGOS EM MEU BLOG?
Em nosso ver não. Qual é a graça de fazer publicidade gratuita de empresas, sites ou outros blogs sem mais nem menos? 
Se você respondeu: "Não é a troco de nada, é uma visibilidade maior que os leitores tem do meu blog". Então você acredita que colocando uma barra por exemplo do R7 em seu blog o leitor vai acreditar que seu blog tem total qualidade para estar relacionado no portal R7?
Você está fazendo isso errado. Um bom leitor saberá da qualidade do seu blog, ou seja, se ele entrar, notar erros gramaticais ou uma má organização visual e/ou ainda textos ruins com poucos recursos, terá a certeza de que o seu blog não tem nada a ver com o R7 (neste exemplo) e você provavelmente vai perder um leitor, se não vários...

Hoje em dia há muitas formas de saber se o blog em questão é mesmo de qualidade ou não, uma delas é notar os blogs filiados a MTV onde recebem um 'selo' preto remetendo a um M de Mtv e quando você clica no site da MTV por este blog, no final do portal de música e TV encontrará o nome do blog que você estava, dando a certeza ao leitor de que a credibilidade entre os links são a mesma e o trabalho deles não são em vão.
 

20 comentários:

  1. Arruma Blog, Agradeço Pelo O Link e a Divulgação do Blog www.Detalhablogs.com , Parceria?? \Adcione o MSN pdf10mossoro@hotmail.com ., Valew !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://obtudo.blogspot.com.br/2012/07/como-colocar-barra-do-r7g1-e-uol-para.html


      aqui tem as três barras

      Excluir
  2. Em um trecho do artigo você diz "Então você acredita que colocando uma barra por exemplo do R7 em seu blog o leitor vai acreditar que seu blog tem total qualidade para estar relacionado no portal R7?
    Você está fazendo isso errado" e é exatamente isso que eu penso, se você acha que precisa de muletas para o seu blog ser respeitado, então nem você mesmo confia no que faz. E aí quem irá confiar?

    ResponderExcluir
  3. Ola, Venho Comunicar Que Nos Post o nome do Blog Estar DETALHES Blogs, errou novamente o correto é DETALHA BLOGS. AGRADEÇO POR DIVULGAR AS BARRAS E CONSEQUENTEMENTE MEU BLOG, MEU PAGERANK ESTAR 2, PROVAVELMENTE ESSE POST AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  4. Notei que alguns blogs tem usado está tática de colocar barra de empresas reconhecidas no topo do site, creio que, dependendo do site isso posso, de fato, ter um certo valor. Se vocÊ vê uma barra do r7, a priori você pensa que o site tem algum tipo de vínculo como r7, e isso pode trazer mais confiança para clicar em links do site, por exemplo. Mas eu mesmo não utilizo este tipo de idéia, até porque meu blog é de um nicho onde os leitores são bem entendidos do assunto, não deixariam ludibriar-se por algo deste gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso que eu tentei falar no artigo Anderson.
      Quando um blogueiro coloca uma barra de grandes portais sem ter nenhum vínculo está no primeiro momento mentindo para ele mesmo, e depois para os leitores. São dois erros que em um futuro próximo, virará algo muito ruim.
      Grato pelo comentário!

      Excluir
    2. Não penso dessa forma, acredito que uma boa barra oferece para o leitor o próximo link de notícias ao sair do meu blog e se todos os meus leitores são pessoas cultas, não vai achar que eu estou ludibriando eles, além de melhorar um pouco o designer do meu blog. A barra é um acesso a mais e não a intenção de enganar o leitor.

      Excluir
    3. Olá Levy, agradeço o comentário. Um dos pontos de vistas é realmente o que te favorece sim. Mas acho que quando colocamos na balança os pontos bons e ruins, os ruins se sobressaem. Eu ainda sou a favor de, no lugar de fornecer uma barra de um site que não é seu e nem te fornece benefícios, você pode sim oferecer um link de saída do seu blog linkando uma matéria para outro site que você garante a qualidade ou que acredita ser de grande valor dentro do seu texto e isso fará a diferença até para os buscadores.

      Excluir
  5. Como conseguir o cod do terra? tem como enviar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não possuo nenhum código e se não encontrar nas buscas nem no link mencionado, então não sei.

      Excluir
    2. Mais tem algum Problema Colocar Ou Não ?

      Excluir
    3. Leonardo, em resumo, pelo que eu entendo de SEO é melhor não colocar. Lembre-se que você estará dando visitas de graça a uma empresa que não está nem aí pra você, literalmente não está nem aí (não ainda, mas não será por colocar uma barra que ela vai te olhar melhor).
      Se não me engano essas barras não tem o atributo NOFOLLOW e por ser uma relação de links para ouro site pode ser que seu blog seja punido pelo Google, mas desta eu não tenho muita certeza.

      Excluir
  6. Muito bom o artigo meu amigo, tá de parabéns eu por exemplo estava pesquisando qual a finalidade disso pois vejo que muitos blogs que são bons e tem bastantes visitas , tem essa tal barra ai resolvi ver se por questão o motivo das visitas era a barra, mais pelo meu vê depois de suas explicação a fonte de visitas deles não é essa barra né?


    dê uma olhada no meu blog , ele é novo e tá com parcerias abertas -> http://licodeti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resumo, o motivo de um bom blog ter essas barras são 'parcerias'. tendo uma barra de algum portal, significa que a notícia do blog poderá aparecer no portal de alguma forma e que um fará uma troca de conteúdo rsrsrs.
      Colocar uma barra de uma empresa que visa conteúdo acima de acessos é besteira se seu blog é pequeno rsrsrs.
      Agradeço o comentário e visita e sim, farei visita ao seu blog.

      Excluir
  7. Eu já pensei em colocar essa barra no meu site, mas desde que eles paguem minha hospedagem, do contrário não faz sentido nenhum colocar essa barrinha lá em cima só vai fazer publicidade de graça para essas empresas...

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Conclusão que você pode ou não colocar, mas como dito nos ultimo parágrafos, não recomendamos o uso da barra pelos motivos mencionados.

      Excluir
  9. Excelente!
    http://www.jfcimports.com/Mr29

    ResponderExcluir
  10. Ufaa... li todos os comentários que confuso a divisão de opiniões, valeu

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita