Dicas que evitam plágio

sábado, 7 de abril de 2012

IMAGEM: Logomarca de Vinicius Gerico Blog em Arruma Blog
Hoje convidamos um blogueiro que não pertence ao mesmo nicho que o Arruma Blog mais que tem uma grande e ótima bagagem na blogosfera. É um local onde eu, como autor e editor deste blog muitas vezes visito cotidianamente.

Vinicius Gericó (o autor do texto) é graduando em Comunicação Social, atualmente mora em Salvador, escreve desde o 8 anos e é editor do blog Vinicius Gerico. Lá são publicados os seus contos, crônicas, prosas, frases e pensamentos. Assuntos do cotidiano e fatos relevantes são comentados a partir da leitura crítica e reflexiva

Desde que foram criados, nos anos 90, surgiram inúmeras novidades e funcionalidades na plataforma dos blogs, que por sua vez acompanharam o ritmo do crescimento ao acesso à internet. Com infinitos usos, deixando de lado o tradicional rótulo de diário virtual, os blogs são alternativas viáveis e baratas de divulgação de um trabalho artístico/literário ou até mesmo na promoção e difusão de conhecimento. Neste ambiente é possível interagir diretamente com o seu público, descobrindo as diversas interpretações de um trabalho/post e com base nesta interação potencializar os seus trabalhos. Em meio a tantas possibilidades, este mesmo ambiente oferece alguns riscos, sobretudo no que diz respeito aos direitos autorais e o desagradável plágio. 
O plágio é um dos principais inimigos dos blogueiros e dos autores menos conhecidos. Apesar de ser um assunto vastamente explorado na internet, ainda são recorrentes aos blogueiros, até mesmo aos mais experientes, dúvidas e preocupações quanto à integridade do seu conteúdo publicado, uma vez que, passamos horas elaborando um blog, produzindo conteúdo, layout para deixar tudo com a nossa cara e um sujeito qualquer copiar tudo e ainda por cima ganhar fama, é de enfurecer! Por isso, é fundamental que tenhamos alguns cuidados para evitar que o seu trabalho seja vítima do plágio. 
IMAGEM: Reprodução de logotipo CopyScape em Arruma Blog
IMAGEM: Reprodução de logotipo CopyScape
 
Antes de mais nada, tenha em mente que você é o responsável pelo conteúdo do seu blog (textos, comentários, imagens, layout, tudo!) deste modo, tenha sempre atenção com itens de terceiros, como layout e imagens, sempre que possível credite os autores. Tenha atenção ao receber comentários, uma vez que, comentários de cunho preconceituoso podem trazer problemas não só para você, mas para os seus visitantes. Esteja muito atento! E não se preocupe se você não puder registrar a sua obra, mesmo sem o registo formal na Biblioteca Nacional, os direitos das obras são do autor. Caso deseje informações de como fazer o registro, clique aqui.
Para quem deseja proteger seu conteúdo uma alternativa que uso em meu blog é o Creative Commons, lá é possível registrar o tipo de licença que mais se adeque ao seu conteúdo e aos seus interesses. Sempre que achar necessário cheque se está sendo vítima de plágio, além do tradicional Google, o CopyScape é uma alternativa na busca por plágio de textos. Conheça mais esses dois mecanismos e outros no artigo anterior. Se ainda sim desejar mais proteção, há alguns códigos em HTML que auxiliam no bloqueio a cópia direta através do bloqueio de funções como seleção, print, entre outros. No entanto, ao bloquear você precisará de formas criativas para incentivar a divulgação espontânea.
Mais importante do que ter todos estes cuidados é estar atento ao seu conteúdo e a responsabilidade na publicação. Seu conteúdo é o seu diferencial, portanto, não tenha medo de ser criativo e dinâmico. Use a gramática de forma correta, evite ser prolixo e sempre que tiver alguma dúvida referente a uma novidade que queira implantar, faça testes, pergunte a amigos e pesquise! Blogs como o Arruma Blog estão na rede para nos guiar e sanar nossas dúvidas. E pela minha experiência em blogs, não há nada melhor do que pesquisar dicas para deixar o blog da maneira que eu quero. A curiosidade é o principal quando se quer fazer mudanças. Lembre-se sempre de que não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas. Traduzindo para o ambiente dos blogs: não são as respostas e modelos prontos que farão você mostrar e ter o seu diferencial, mas sim o seu conteúdo, curiosidade e vontade de mover-se! 

5 comentários:

  1. Foi um grande prazer escrever para o ArrumaBlog, um grande Blog que motiva os outros blogueiros sempre atualizado com dicas bacanas e interessantes.

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Acho que estou seguindo às dicas postadas aqui. Outra coisa que sempre falo é, se quer escrever o que dá na telha(eu escrevo o que me dá na telha... hahahaa) então assuma o que postou! Eu assumo! rsrrsrsrs... com certeza, outro ponto importante e que foi postado nessa publicação é o cuidado de dar os devidos créditos.

    Gostei!!!! Sei que ainda estou no início do caminho, como blogueira. Mas, tenho me esforçado para fazer tudo direitinho. rs

    bjks
    JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, parabéns! Aliás, esta dobradinha ficou muito boa!

    Mas sabem de uma coisa? Nunca fui plagiada e acho que não corro este risco.

    Mas a pior sensação que já tive foi, meses depois de postar sobre uma ideia bem absurda (e original) descobrir que, antes disso, alguém já tinha proposto coisa bem parecida, dando a ideia de que eu o tinha plagiado!!! Uma coincidência muito ruim... Quanto a isso, acho que não tem remédio, né???
    A sensação é péssima!!! Pensei até em deletar o post, mas tenho a consciência tranquila; foi uma coincidência indesejável...

    Bj e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Em primeiro lugar parabenizar ao Vinicius pelas dicas e em segundo a inciativa do arrumablog. Sou blogueira recente e procuro seguir as regras, mas me considero uma aprendiz nesse negócio e quero sempre verificar se estou errando

    Beijos.

    www.lucianasantarita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Foi de grande ajuda esse posto muito obrigado vou tentar ser mais original e agora acho que já sei o que escrever no meu blog vlw mesmo!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita