Simplificar o acesso a Hotspot Wi-Fi para Smartphones e Tablets

quinta-feira, 22 de março de 2012

Iniciativa vai permitir autenticação automática de aparelhos móveis em redes Wi-Fi

LONDRES, 20 de março de  2012 / PRNewswire / -- A GSMA e a Wireless Broadband Alliance (WBA) hoje anunciaram que estão trabalhando juntas para simplificar a conectividade para *hotspots Wi-Fi de aparelhos móveis como smartphones e tablets. A iniciativa conjunta está desenvolvendo quadros técnicos e comerciais para deslocamento (roaming) Wi-Fi que reunirão os benefícios da tecnologia móvel e redes Wi-Fi pela primeira vez, criando uma experiência de consumidor muito mais simples.

*Hotspot (do inglês hot, quente e spot, ponto) é o nome dado ao local onde a tecnologia Wi-Fi está disponível. São encontrados geralmente em locais públicos como cafés, restaurantes, hotéis e aeroportos onde é possível conectar-se à Internet utilizando qualquer computador portátil que esteja preparado para se comunicar em uma rede sem fio do tipo Wi-Fi
    Fonte: Wikipedia

"A proliferação de smartphones e tablets em todo o mundo, como também o grande apetite dos consumidores por dados, significa  que soluções inovadoras precisam ser exploradas para fazer o uso da internet tão conveniente e acessível quanto possível", disse Dan Warren, diretor sênior de Tecnologia da  GSMA. "Por meio da combinação de comprovadas capabilidades das tecnologias de banda larga móvel e Wi-Fi, usuários terão a liberdade para moverem-se entre as redes com facilidade".

Wi-Fi está cada vez mais emergindo como um recurso em smartphones e tablets, mas hoje não há consistência no modo como estes aparelhos se anexam a redes Wi-Fi. Este processo inclui configuração de aparelho, o uso de chaves de acesso e vários mecanismos para aquisição e pagamento por conectividade. O deslocamento (roaming) de Wi-Fi vai permitir que aparelhos móveis continuamente conectem-se a um hotspot Wi-Fi usando o cartão SIM para autenticação, como também permitir que operadoras móveis de modo único e seguro identifiquem usuários, estejam eles numa rede móvel ou de Wi-Fi.

O deslocamento de Wi-Fi será baseado no programa ' Hotspot de Próxima Geração' da WBA e a tecnologia Wi-Fi da Aliança,  'Certificação Passpoint'. Ela também vai aproveitar os bem-sucedidos princípios de deslocamento da GSMA que têm impulsionado o setor móvel para mais de seis bilhões de conexões móveis em todo o mundo, um número que é esperado para mais do que dobrar dentro dos próximos dez anos.

"A combinação de Wi-Fi e tecnologias móveis amplia a força da banda larga para consumidores", disse Shrikant Shenwai, CEO da WBA. "O trabalho da WBA e da GSMA vai acelerar a disponibilidade de uma nova geração de acesso à internet para o benefício de consumidores de todas as partes. Decisivo para isto é o Wi-Fi sendo capaz de replicar o sucesso da tecnologia móvel e permitir a usuários o deslocamento sem interrupção entre diferentes redes".

Até a presente data, a iniciativa de deslocamento de Wi-Fi identificou e concordou quanto à base para uma abordagem comum para autenticação de aparelhos móveis em hotspots Wi-Fi, automatica e seguramente. Ela vai agora trabalhar rumo ao alinhamento de diretrizes sobre segurança, cobrança, offload de dados, implementação de aparelhos e seleção de rede para criar uma solução consistente para a membros da GSMA e WBA. Este trabalho vai aproveitar os modelos de deslocamento  Intercâmbio de Deslocamento GPRS (GRX, sigla em inglês) da GSMA e Intercâmbio Intermediário de Deslocamento Sem Fio (WRIX, sigla em inglês) da WBA que, combinados, vão permitir que bilhões de consumidores de todo o mundo desfrutem diretamente de conectividade de internet.


Da agencia externa de notícias PRNewswire

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita