Novo atributo no painel Blogger

terça-feira, 27 de março de 2012

A pouco mais de uma semana o Blogger inseriu um novo atributo no painel. Seu nome é nofollow e ele é parte de uma série de melhorias que a plataforma vem fazendo desde o ano passado. Este novo recurso não deve ser colocado de lado mas também não pode ser usado para todos os fins. Você conhece o uso do atributo NOFOLLOW? Continue lendo para saber mais.

O QUE É NOFOLLOW?

  Quem conhece de HTML já deve ter lido ou ouvido falar em tag ou atributo rel. O atributo REL quando usado junto com o código de link <a...> indica o tipo de relacionamento que este link (o destino do link) tem. Neste caso, quando usamos NOFOLLOW + rel, queremos indicar aos motores de busca, visitantes e demais verificadores web que este link não necessariamente deve ser seguido.
Isso ajuda aos 'robôs' a não usarem estes links para aumentar o hanking de ninguém. Este recurso é usado por padrão hoje nos locais de formulários, até por uma questão obvia: combater os spammers (imagina um robô comentando a mesma mensagem em vários blogs bem visitado e os buscadores indexarem eles.... você não ia conseguir encontrar muita coisa relevante nos buscadores...).
Exemplo:
<a href="http://www.arrumablog.com/" rel="nofollow"> Visitar o Arruma Blog? </a>

ONDE ESTE RECURSO SE ENCONTRA?

  O Arruma Blog usa a versão Draft do Blogger, ou seja, versão rascunho. Este recurso foi notado ao inserir um link em uma postagem qualquer pelo painel de postagem.
Quando você escrever algo, selecioná-lo e depois clicar no ícone de Link no painel, notará uma nova linha, é ela:

COMO POSSO USAR ISSO SEM PROBLEMAS?


  Recomendamos que você só use isso caso não queira que nenhum indexador busque este link, então não use isso para links internos e tome cuidado com o link externo que usar, pois isso pode prejudicá-lo um pouco. A Google tem uma postura quando encontra esta tag e cada sistema de busca provavelmente faz o mesmo a fim de tornar a relação visitante/site a melhor possível. Como lidamos com a plataforma blogger, da Google, a empresa recomenda que o NOFOLLOW seja usada nos seguintes casos:
- Conteúdo não confiável: Links que você ainda não tem certeza se é bom ou de qualidade. Comentário de algumas pessoas...
- Links pagos: A Google já tem outras formas de identificarem a relevância dos anúncios e cada link de anunciantes que acessa a sua página sem o nofollow influencia no resultado da pesquisa posterior.
- Priorização de rastreamento: Imagine que locais como 'registre-se aqui' ou 'acesse' não há necessidade nenhuma de um robô linkar uma página de login certo? Pois bem, use o nofollow em campos deste tipo também.

CONCLUSÃO


 Antes de concluir, vale lembrar que há outras tantas formas de intergar o 'rel' com outras palavras ou referências para melhor indexação de seu site e links. Há por exemplo as seguintes tags:
- friend co-worker (amigo que trabalha junto)
- alternate (indica um conteúdo alternativo ao site, como um feed)
- tag (usado para referenciar a página ou link em listagem de links por categoria )
- license (indica que o link destino referencia a licença do conteúdo ou página)
- nofollow (quando não deseja que buscadores siga o link destino)

OBS: Algumas tags podem pedir outras meta-tags incorporada na página, por isso não recomendamos o uso de qualquer uma em seus links para não danificar sua página ou site. Recomenda-se o uso por proficionais da área.

Agora já sabemos o que é bom para cobrar de alguns anunciantes OU inserir manualmente nos links publicitários em nosso blog. Bom uso a todos e esta postagem não acaba por aqui.

Encontre mais informações também em Revolução ETC e Suporte Google

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita