Google Friend Connect descontinuado

quarta-feira, 7 de março de 2012


Conforme falamos em Novembro, o Google Friend Connect está desabilitado para usuários que não sejam Blogger / Blogspot. Usuários como UOL Blog e outras plataformas já encontram desde segunda-feira (05-03) apenas uma caixa vazia onde antigamente existia os seguidores.
No Blogger, o gadget de 'seguidores' já não está mais disponível, apenas a visualização de seus seguidores na página. Saiba o que fazer para evitar perdas.

Para relembrar o que é o Friend Connect, recomendamos que leia a matéria 'E a morte do Friend Connect está perto'.

Quando publicamos o artigo falando da 'morte' do serviço, também colocamos no ar a pergunta e como fica a 'ação' que o serviço faz hoje?. Naquela época não tínhamos em mente quais outros serviços entrariam no lugar do Friend Connect e por isso mencionamos o que nos parecia ser viável.


Desta forma, a Google mostra como podemos fazer para continuar mantendo contato mesmo após a descontinuação do serviço, vejamos:


Criar uma página no Google + [Dica da própria Google]: Sim eles estão centralizando muitas coisas lá e você pode criar uma página especialmente para seu blog e solicitar que os mesmos seguidores do serviço passem a acompanhar a sua página.
Pontos positivos: Maior interação com os usuários.  Possibilidade de compartilhar imagens, pequenos textos e personalização em grande escala
Pontos negativos: Como alguns seguidores do Friend Connection usavam conta do Twitter, estes terão que mudar a forma de login (ou seja, não poderão usar seu Twitter para ser amigo da sua página no G+). A atualização da página do G+ não é feita automaticamente como era no outro serviço

Solicitar que leitores se inscrevam no seu feed RSS: Esta solução foi claramente indicada em massa por toda a galera blogueira. Se tem um local onde você pode ficar por dentro das informações do site que você gosta é pelo serviço de entrega de boletins por e-mail. O serviço mais conhecido aqui no Brasil (e no mundo) é o FeedBurner, para implementar o recurso em seu blog, recomendamos a leitura do artigo FeedBurner no seu blog

Criar uma página de fãns no Facebook: Sim, é mais uma forma de atualizar as informações do seu blog na rede. Lá você pode não só interagir com os leitores mais a possibilidade de fazer promoções é bem grande. Saiba mais

Orkut, MySpace, Tumblr, Linkedin, Blogosfera Brail e outras tantas redes também podem ser usadas para juntar as pessoas que estavam no serviço Friend Connect.

Se você é um usuário do Blogger / Blogspot, a possibilidade de ver os seguidores ainda vai continuar por mais tempo do que em outras plataformas. Mas já vai se preparando para a desativação do serviço por completo. 

Deseja saber mais sobre API's, datas e recursos do Google Friend Connection? Visite a central de ajuda Google. Aproveite para ler mais sobre isso também no Gerenciando Blog [Leitura recomendada]

O que você achou da atitude da Google? Já tem em vista algum outro serviço para substituir o serviço?

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita