Como lidar com comentarios

quarta-feira, 14 de março de 2012

FOTO: Comentário, que tipo usar?
Textos, mensagens, frases feitas, propagandas, spam's e conjunto de palavras. Assim é formado um comentário, mas os blogueiros prezam muito o comentário construtivo e este é o mais difícil de encontrar pois requer que o leitor não simplesmente escreva qualquer coisa, mas entenda o assunto que está sendo abordado pelo autor.
Conheça um pouco mais algumas curiosidades sobre 'Comentários' e como lidar com eles.

Visitando o blog GFSoluções encontramos um artigo com o autor do Gerenciando Blog e com a leitura do artigo nos deparamos com um questionamento: Qual a melhor forma de responder ao comentário do leitor?
Acredito que o Gustavo Freitas já até deve ter um artigo falando sobre isso mas não o encontramos facilmente em nossa busca. De toda forma, colocaremos os pontos questionáveis e nossos comentários sobre cada um deles.

RESPONDER COMENTÁRIO NA PÁGINA DO ARTIGO
Parece lindo no primeiro momento mas no Blogger e principalmente na UOL não é a melhor coisa. Se você chegou ao artigo por alguma busca em outros sites ou ainda por indicação, naquele momento a chance de você gravar o nome do site, ou ainda salvar em favoritos a página com o artigo que pode nem ser o mais atual é mínima.
Para isso, na plataforma WordPress, existe um plugin 'siga por feed' que é onde existe o leitor pode comentar e saber se o autor ou mais alguém respondeu ele. O leitor que comentou é avisado por e-mail da atualização. [Esta é a opção mais legal mais que não está disponível em todas as plataformas.]
PONTO FORTE: O blog fica com aspecto mais profissional e para um novo leitor a idéia que ele tem é a de que você verdadeiramente se interessa com seus leitores.
PONTO FRACO: O leitor pode não voltar para ler a resposta e acaba acreditando que o autor fez pouco caso.
SITUAÇÃO: Um leitor que tem blog de cultura popular que está a procura de informações sobre Facebook e em seu blog de ajuda esta postagem foi feita a um mês atras. Ele só veio ao teu blog para isso e por mais que goste, ele voltará com menos frequência do que um leitor que é do 'ramo' do seu blog. Este leitor de cultura popular ficará perdido se você responder o comentário dele na página que não está entre os primeiros artigos, ele não notará.


RESPONDER COMENTÁRIO POR E-MAIL
Muito bom também. Você pode criar uma lista de e-mails de seus leitores bem legal ou ainda pode com mais informações responder aos leitores enviando imagens, links e anexos se você for organizado . A parte ruim é que se o blog tiver a opção de comentar anonimamente, o leitor pode só colocar o nome dele e pronto. Ou ainda ele pode colocar o Twitter, Facebook ou endereço de outras redes sociais. Não recomendamos que você tenha login em todas as redes sociais só para responder a comentários de leitores ou parecer que é sociável...

PONTO FORTE: A chance do leitor / visitante ler o e-mail é muito maior do que ele voltar no artigo que o autor do blog escreveu a resposta.

PONTO FRACO: O leitor pode não escrever o endereço de e-mail no comentário ou ainda não ter hábito de ler e-mails periodicamente.

SITUAÇÃO: Leitor pode ser um anônimo e não ter endereço de e-mail...

RESPONDER COMENTÁRIOS VISITANDO O BLOG DO LEITOR
Esta é a forma como o Arruma Blog responde aos comentário dos leitores até hoje (Março de 2012) mas nem sempre é a melhor forma. A forma garante que o leitor que comentou leia a resposta no artigo mais recente do blog dele. Se o seu blog tiver a opção de comentar anonimamente então você vai correr o risco do leitor não ter blog ou não colocar, e você ter que usar outro recurso para resposta ou ficar sem responder (como já aconteceu aqui).
PONTO FORTE: Garante que o leitor fique feliz e ainda lhe possibilita conhecer novos blogs. 
PONTO FRACO: Se no perfil do Blogger dele houver mais que um blog, qual comentar? Escrever um comentário sobre um artigo feito em seu blog em um artigo que não tem a ver com o assunto, é certo? 
SITUAÇÃO: Quando o usuário não tem um blog e não fornece nenhum e-mail para resposta mais ainda assim tem um perfil no blogger por exemplo, não há como responder.

CONCLUSÃO

A verdade é que na medida em que seu blog vai crescendo existe atitudes mais corretas para você usar. Acreditamos que interagir com o usuário é algo pessoal e você tem que olhar todos os lados, por exemplo, se você conseguir responder todos os comentários por e-mail E escrevendo o mesmo comentário como resposta na própria página, então agradará os novos leitores e terá a certeza de que o leitor que comentou vai ler o que escreveu.
Se você puder visitar o blog deles e comentar o artigo em questão falando sobre o que ele comentou é ainda melhor, além de responder no artigo /post o que escreveu isso tornará as coisas ainda melhores e você ganhará leitores por 2.

A princípio, se o tempo for curto e a equipe for 1 só [ironia] então recomendamos que você responda os comentário diretamente nas páginas dos artigos.


Aproveite para dizer ao seu leitor qual a forma que você adota para responder aos comentários. Ele certamente vai gostar de saber que você pode visitar o blog dele (ainda mais se pra ele, você representar um(a) grande blogueiro(a) ). Hoje fazemos isso na página SOBRE o ARRUMA BLOG

5 comentários:

  1. Eu ainda respondo meus comentários indo no blog da pessoa que comentou, não acho legal responder no próprio artigo, até por que a pessoa pode nem ver a minha resposta, acontece comigo, quando vou a um blog, comento e a pessoa responde por lá mesmo, eu nem vejo, por quando volto ao blog já está outro post e eu só vou ver esse ultimo por que o outro eu já vi né.

    Enfim, gostei do blog, tem dicas e assuntos importantes para um blog, tanto novo quanto já 'antigo', eu também vou fazer 3 anos como blogueira :]

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Seu questionamento é interessante. Particularmente, considero que o local correto para responder à dúvida de um leitor é no próprio artigo onde ele foi deixado. Há alguns motivos para isso:

    1. É possível que outros leitores que leiam aquele artigo posteriormente tenham a mesma dúvida.
    2. As perguntas e respostas tornam-se complemento do artigo original.
    3. Como os textos dos comentários são indexados pelo Google, é possível que alguém chegue até o artigo justamente esperando a resposta daquela pergunta.

    Assim, se eu responder por e-mail ou no blog da pessoa, esses 3 pontos não são atendidos.

    E sou da opinião que o visitante é quem tem o dever de voltar ao blog para verificar se sua pergunta foi respondida. Para se organizar, ele pode marcar a opção de receber os novos comentários por e-mail ou salvar aquela página em seus favoritos, para visitá-la posteriormente. É assim que eu me comporto quando comento em outros blogs e aguardo uma resposta.

    Quanto a responder comentários no blog da pessoa, eu tento fazer isso quando possível, não para responder uma dúvida deixada, mas para prestigiar quem comenta em meu blog e conhecer o seu trabalho. O problema é que isso torna-se mais complicado na medida em que aumentam os comentários recebidos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Adelson. Tentei passar no artigo que não há uma solucão correta para isso, vai da cultura do blogueiro ou do momento do blog no presente momento. Fiquei muito feliz com seu comentário até pelo fato de contribuir diretamente para a escolha de outros leitores na forma como eles respondem comentários. Grato mesmo.

      Excluir
  3. Rafael,
    eu sou da opinião do Adelson, sempre respondo aos comentários no próprio artigo em que eles foram feitos.
    Parabéns pelo artigo e obrigado por citar a entrevista que fiz com o Adelson no GF Soluções.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!

    Como meu blog é pessoal, tem poucas visitas e muito menos comentários, fica bem fácil administrar! [ainda mais que ando meio ausente nos últimos tempos, mas isso faz parte da gangorra da vida!:o)]

    Procuro prestigiar todos os comentários, só não respondo à réplicas, porque senão, fica um ping-pong sem fim! Como o UOL tem a opção de responder no artigo com cópia para o e-mail do visitante, temos uma garantia maior de que o visitante vá receber o aviso de resposta... (Se não deixou o e-mail, resta mesmo, caso seja blogueiro, responder no artigo para todos os leitores e visitar o blog para conhecer e/ou enviar a resposta postada no artigo.)

    Acho que isso mostra ao visitante que não falará sozinho ou para as paredes se tiver a coragem de comentar, e isso pode aumentar a chance dele não só retornar como comentar numa próxima visita se não fez isso na primeira vez...

    Sei que tem gente que nunca responde aos comentários... Nâo acho que seja obrigatório, (cada um com a sua política de boas relações e seus interesses) mas acho que, especialmente no caso dos blogs pessoais, é mais elegante dar nem que seja uma resposta simples, pelo menos na primeira visita, caso o comentário seja bobo ou inútil...

    Desculpe o tamanho do comentário, mas como ninguém do UOL ainda tinha se manifestado achei que valeria a pena dar o meu parecer!

    Bj!!!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita