Checklist para seu blog

segunda-feira, 12 de março de 2012


Será que está tudo pronto para criar o seu blog? Será que você escreveu tudo o que realmente necessitava no artigo?
Neste artigo você vai ter acesso a uma importante dica de vida que podemos implementar no seu blog e na forma como você bloga. Veremos que há várias formas de criar um Checklist e uma forma de usá-lo obtendo melhores resultados nos seus artigos. Continue lendo.


Se você já um profissional da web ou problogger (Blogueiro Profissional) e trabalha mais que oito (8) horas por dia em seu projeto algo deve estar errado ou você tem 'muito amor' pelo que faz. Usar ferramentas de gerenciamento de tempo tanto pela web quanto locais facilita medir seu rendimento e verificar como estão as metas e até como anda as novas idéias.
No mundo atual, ter algo que possa lhe ajudar no mundo digital e no mundo off-line só facilita o seu desempenho. Para isso, podemos criar um checklist.


O QUE É UM CHECKLIST?

Na tradução livre é 'Lista de verificação'. Checklits ou Check-list (com o traço) simboliza a mesma coisa. A forma correta de escrever segundo o dicionário on-line Priberam é tudo junto, sem o traço (-).
Checklist é uma relação de itens a serem observados. Ela pode ser feita no computador, celular, papel, na cabeça e em outros locais. Ele é usado para evitar problemas como esquecer de algo que era importante, evitar que ocorra falhas posteriores, algum tipo de prejuízo ou outros desconfortos.

COMO CRIAR UM CHECKLIST PARA POSTAGENS?
Não há um Checklist correto ou errado para as coisas. Nós escolhemos alguns itens que mais se adequam as necessidades.

[ ] Assunto
[ ] Título
[ ] Fontes
[ ] Parte Gráfica (imagens, vídeo ou gráfico)
[ ] Correção ortográfica
[ ] Releitura do artigo após escrito
[ ] Validação dos links internos e externos da postagem
[ ] Publicar artigo (ou agendar? )
[ ] Indexadores (Colmeia, Link Ninja e outros? )
[ ] Divulgação em redes sociais (Facebook, Twitter, outros)
[ ] Escreva algum tópico seu


OBS: Se teu blog é focado em podcast evite apenas inserir o código do player e insira um breve resumo ou uma chamada para o conteúdo do áudio. Os buscadores não conseguem indexar muito bem os posts que só tem códigos de vídeos ou players.

COMO CRIAR CHECKLIST PARA CRIAR BLOG
Necessidade de criar um blog novo? Então recomendamos alguns itens que podem ser totalmente usados ou não.

[ ] Porque fazer este blog?
[ ] Nicho / Foco / Assunto Base
[ ] Nome do blog
[ ] Plataforma de uso (Blogger, UOL, WordPress, outros)
[ ] Terá uma equipe?
[ ]  Quanto custa? (Custo de equipe, custo de hospedagem e/ou outros)
[ ] É necessário criar páginas estáticas? (Sobre o blog, privacidade, contato e outros)
[ ] Parceiros
[ ] Ferramentas de criação (editor de texto, MS Winter, editor de imagem, editor de vídeo? Qual o nome dos editores?)
[ ] Selo (logotipo, logomarca)
[ ] Favicon
[ ] Frequência das publicações (Período de novas postagens)

[ ] Versão para celular
[ ] Como a informação será impressa (uma div na postagem pode pegar espaço na impressão)
[ ] Presença nas redes sociais (conta em Facebook, Twitter e outros)

[ ] Tem Feed RSS
[ ] Opção para leitor se inscrever no Feed

[ ] Modelo do blog agrada o leitor? (fazer testes com amigos e familiares) [dica de blog]

[ ] Promoção no blog (anual, mensal, etc)
[ ] Domínio próprio
[ ] E-mail próprio
[ ] Estratégia de Publicidade
[ ] Estratégia de customização de desempenho (nas buscas - com leitores)
[ ] Tem gadgets?
[ ] Escreva algum tópico seu


QUE CUIDADOS DEVO TER COM ISSO?
Um checklist não é um procedimento. Procedimento é um passo-a-passo do que fazer e como falamos antes, o checklist é uma ajuda do que devemos fazer e não como fazer.
Independente da ordem que o seu checklist esteja criado, você vai e deve conseguir fazer todas as verificações necessárias (já com um procedimento, você tem que seguir o passo 1 para depois seguir o passo 2, na sequência.)


Se você já tem um checklist próprio tome o cuidado de não simplesmente ticar os itens sem fazer as devidas verificações pois isso pode comprometer a qualidade de seu trabalho.


DICAS

Você pode criar um checklist com a expressão 'para fazer', sempre ajuda muito. Após fazer o seu checklist, não jogue o papel ou arquivo fora, ele servirá como base pro novo (e talvez melhorado checklist). Usar seu celular também é muito viável (ainda mais para os surtos criativos momentâneos).
Para saber mais sobre o assunto, recomendamos a visita nos blogs Operando Bien, RamonPage, RGB Magazine e Cavas

Lembre-se que você pode criar mais itens para ser ticados no seu checklist bem como pode criar seu próprio conforme as coisas que você acha relevantes. Pedimos que comente caso ache algo novo e queira compartilhar.


0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita