Blog e o poder de um e-mail

sexta-feira, 9 de março de 2012

As redes sociais fazem um bom papel para comunicação entre blog e leitores. O que mais se lê em outros blogs que orientam novos e atuantes blogueiros é que aprendam a usar ao máximo os recursos das redes sociais.
Você já parou para pensar até onde uma rede social pode te ajudar? Queremos abrir um pouco mais sua visão de mundo ou de blogosfera ainda hoje em um local tão cheio de 'redes'. Continue lendo.
Ter um domínio próprio é sinônimo de ter um e-mail próprio. Sim é uma verdade absoluta, mas que varia de acordo com o local que você compra o domínio. A UOL por exemplo só disponibiliza UM e-mail personalizado para quem compra o DOMÍNIO apenas, mas se você também comprar o serviço de hospedagem então ganha uma quantidade maior de poder fazer endereços eletrônicos com o seu nome escolhido depois do 'arroba'. Outras empresas, são outras empresas.
Por não ter um domínio próprio resolvemos criar nos primórdio um e-mail em local gratuito mesmo, onde o local seja de fácil assimilação e onde o ambiente seja agradável, então escolhemos a plataforma Microsoft, já conhecida por muitos humanos (sim, de todo o mundo) e passível de configuração off-line ou ainda como alguns dizem, em softwares para gerenciamento de e-mail (mas aí a Microsoft criou o Live Mail que é um client ou software gratuito para uso de e-mail off-line, parecido com o Outlook que é pago).
Daí por diante, quem já gosta de publicar textos em blogs só vai gostar ainda mais de escrever em e-mails, seja editando coisas que você já escreveu em seu blog ou participando de conversas fechadas entre amigos. 

VOCÊ JÁ NOTOU O QUÃO IMPORTANTE É UM E-MAIL?
Se seu blog ainda não tem 500 visitas por dia e você deseja que ele tenha, então se prepara pois quando ele ter 500 visitas, uma delas vai ser de agencia de publicidade de pequeno porte e duas delas de alguém querendo te 'trolar' e outras tantas só olhando mesmo.
A idéia do e-mail é colher um feed-back mais detalhado do seu leitor. É ter um canal direto e discreto para este publicitário que busca referencias suas, que deseja se comunicar ou quem sabe oferecer algo legal para você e seu blog. O e-mail também um ótimo local para fazer novas parcerias de blogs, como as nossas já acontece a um bom tempo.
Se você tem um blog maior, com mais visitas e fluxo de pessoas, então a empresa Coca-Coca por exemplo não vai mandar um Tweet avisando que deseja fazer propaganda em seu blog e ainda mais falar da estratégia de publicidade que eles desejam em seu blog em uma mídia tão aberta, ou a maior empresa de cerveja não vai escrever no mural da sua página de fans no Facebook e dizer que tem uma vontade enorme de saber valores de espaço publicitários e etc etc. Elas querem no máximo um pré-contato a partir destes meios para encontrar um E-MAIL que direcione o assunto, por exemplo midia_kit@dominio.com OU publicidade@dominio.com e assim por diante. Mas se você só tem um e-mail unificado, use-o mesmo assim.

O MAIL DO MEU BLOG SERVE PARA RECEBER 'CORRENTES E COISAS MAIS'
Está errado. Um conceito legal para evitar estes tipos de acontecimentos é pensar no e-mail do seu blog como um 'e-mail corporativo' onde você só pode escrever conteúdo relacionado ao blog, agradecer leitores quando elogiado e conversar com eles ou com 'fornecedores' quando necessário. O ato de conversar é maior do que aquele de perguntar 'como você está' ou desejar um bom dia. Conversar por e-mail é tirar dúvida com novo parceiro para o blog, ou com o publicitário que deseja algo ou transmitir uma mensagem para um determinado público.
Se você não segue algumas regras no e-mail do seu blog, ele será incluso pelo seu leitor na lista de 'posso enviar' que é onde você recebe correntes, imagens para salvar o mundo e por aí vai. Crie um e-mail exclusivo para seu blog que pode NÃO SER O MESMO que você usa para se logar no Blogger, na UOL ou em qualquer outra plataforma e pense em:
- Responder só quando houver uma pergunta do leitor (qualquer um é um leitor no primeiro momento)
- Crie duas assinaturas de e-mail. Uma para representar o blog genericamente falando e outra para você falar em primeira pessoa como editor ou dono do blog. Se houver outras necessidades do blog, que crie mais assinaturas. [DICA: softwares como Outlook ajudam a administrar melhor seu e-mail e suas assinaturas]
- Se você tem um domínio personalizado [exemplo: www.arrumablog.com e não arrumablg.blogspot.com] use e-mails com o domínio/endereço do seu blog. Reforce o poder de sua marca/blog. Verifique com a empresa que você comprou o domínio se há possibilidade de criar e-mails para seu domínio e use-os.
- Na hora de responder um e-mail não simplesmente escreva o que vier à mente. Pense grande o suficiente para chegar a uma possível resposta deste e-mail ou ainda medir o impacto que suas palavras poderão alcançar no futuro. 

Lembre-se que um e-mail é a melhor evidencia de algo positivo ou negativo que você pode produzir ou colher.

MEU E-MAIL PARA O BLOG JÁ ESTÁ CHEIO DE COISAS RUINS, O QUE FAZER?
Calma, se você só tem este e-mail e não pretende mudar o endereço pois muitas pessoas já sabem que este endereço é o do seu blog, temos algumas regras a seguir:
- Tire um tempo para elaborar (pensar e escrever) um breve texto de no máximo dois parágrafos falando que a partir de hoje solicita a todos que não enviem mais e-mails contendo os assuntos que  são ruins para seu blog ou você, então liste ou escreva alguns exemplos.
- Tome uma atitude para aqueles engraçadinhos que não lêem e-mails e só repassam conteúdo mesmo depois de avisar. Recomendamos que no servidor principal (site do serviço por exemplo) crie filtros para direcionar o e-mail desta pessoa a caixa de SPAM ou lixeira, mas tenha certeza do que você está fazendo.
- Comece a responder ou crie modelos de e-mails pré-feitos com uma mensagem do tipo:

Olá, 
Adoro receber e-mails pessoais, mas e-mails como esse não combinam com o meu blog.
Para saber mais visite www.naoporra.com.br 
Atenciosamente,
Seu nome

Esta solução não é mais viável mais fará você pensar na hora de elaborar sua mensagem OU na hora de sair encaminhando outros e-mail. Esta solução nós vimos no Papo de Homem e só envie para determinados tipo de pessoas, CUIDADO.

O QUE MAIS POSSO FAZER PARA SER BOM COM E-MAILS?
Tem uma infinidade de dicas que podemos listar aqui. Observe que o artigo já ficou grande o suficiente para dividi-lo em dois então se você achou legal saber usar um e-mail para se comunicar com determinado público e as redes sociais com outro comente para que possamos elaborar uma continuação deste artigo


Este artigo não tem nenhum patrocínio das empresas citadas ou de seus respectivos softwares (soluções). Todo seu conteúdo é baseado na experiência de vida do autor.

1 comentários:

  1. Olá,obrigado pela dica,eu ainda não tinha nem decidido comprar um domínio,mais isto tbm me ajudou a decidir,Tenha bom dia...Lili.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita