Avesso a nova parceria do Arruma Blog

sábado, 24 de março de 2012

Já a alguns dias estamos com um novo 'selo' no final do nosso blog, notaram? Se não, então podem ir no final da página e verifiquem com os próximos olhos e cliques.

A idéia deste artigo não é só promover a imagem do parceiro, até porque o Arruma Blog tem muitos outros parceiros e todos deveriam ter o direito de receber um artigo só para ele a cada nova parceria, certo? Então, a idéia também é falar sobre as parcerias, em especial as ultimas que tivemos aqui no blog que consideramos de grande porte ou visibilidade.

Quem nos visita notou que por um determinado tempo colocamos uma barra horizontal da XPG em nosso blog, dando visibilidade ao parceiro e em troca anúncios e links nos domínios deles, mas não foi tão simples assim.
FOTO: Barra do XPG

A princípio, tivemos que compartilhar nossos relatórios de análise no Google Analytics com eles (representantes) e trocamos alguns códigos e informações. A proposta principal deles era customizar com o tempo, cada URL que geramos aqui no Arruma Blog, exemplo:

   No lugar de http://www.arrumablog.com/

   Seria http://www.arrumablog.xpg.com/

Isso iria refletir em todos os outros links e indexação nos mecanismos de busca. Quando questionamos o representante sobre a indexação e ranking do nosso blog nos motores de busca, eles nos informaram que não tem motivos para preocupação, uma vez que o redirecionamento dos links pelo novo (com endereço atualizado) seria feito pelo método '301' o que comprovamos depois ser realmente mais eficiente para os buscadores. Vale lembrar que para redirecionar uma página, há métodos bem simples para usar como por exemplo:
  <META HTTP-EQUIV="REFRESH" CONTENT="Segundos; URL=Pagina de Destino">

Escrita dentro de <HEAD> </HEAD> da sua página. Entre outras informações.
Na linha, o que faz o redirecionamento acontecer é a palavra REFRESH, mas outros elementos são importante como: Para onde ela vai redirecionar? No caso, a tag URL mostra o local e o 'segundos' é o tempo em que o visitante vai ver a página ser redireciona ou se você desejar, mostrar por meio de texto ou imagem que ele será direcionado em X segundos / minutos.

OK, mas tem que fazer isso em cada página?
Não. Se a cada dia surge uma nova postagem, imagina então ter que fazer isso em mais de 300 artigos? Então o Arruma Blog tem mais de um ano. Vichi, são duas ou três vezes mais posts do que um ano...
A solução é criar por meio de codificação como PHP ou no servidor onde o site está um redirecionamento mestre para melhorar o desempenho. Tudo bem, não somos perito em explicar esses códigos, mas vale lembrar e te fazer saber que todas as páginas da web tem um código, mesmo quando elas aparecem no seu navegador, como esta que você está lendo agora. Sabe qual é o código dela? É o código 200, que faz o seu navegador entender que o código digitado foi encontrado.

Dentre os códigos mais conhecidos estão os números 500 (erro do servidor) e 404 (página não encontrada), e o código de redirecionamento pode ser então 301 e 302, cada um com um diferencial.

Porque a parceria com o XPG acabou?
 A princípio era 3 meses de troca de links, monetização do blog para trazer dinheiro também (afinal não vivemos só de textos e imagens) e coisas do tipo. Ficamos só com a barra, aguardando orientações para finalmente conseguirmos o tão sonhado 'espaço publicitário' no Arruma Blog e nada. Mandamos um ultimo e-mail, aquele no estilo 'ou vai ou racha' e eles responderam prontamente: '...solicitamos o envio do acesso ao peinel de controle...' e isso foi determinante para nós.
Não damos dicas de segurança a toa aos nossos leitores: Não compartilharás sua senha com nenhum amigo (quem dirá com estranhos). Este é o mandamento 1 de quem trabalha no ramo de TI - Informática (sim, o autor aqui trabalha com Tecnologia da Informação). Então desistimos de tudo. Passamos algo como uns três ou mais meses dando visitas de graça sem nenhum reconhecimento.

Tempos depois a Avesso entrou em contato conosco para a sugestão de parceria. Entendemos o que eles tinham a oferecer, visitamos por muitos dias o site (o que eu recomendo a todos antes de fazer parceria: Conhecer o parceiro) e depois firmamos a parceria.
O que podemos aprender com isso?
Você pode ser feliz com vários tipos de parceria, mas a simplicidade e o momento que seu blog está vivendo naquele momento faz toda a diferença. Na Avesso por exemplo, não há diretamente nenhuma rentabilidade entre os envolvidos, como foi a proposta da XPG mas há a humildade em ter coisas simples e eficientes: divulgação de links, artigos e publicações.
Antes de firmar parceria com alguma empresa, blogueiros ou instituição, conheça-o, busque o máximo de informação sobre como as coisas vão caminhar com o tempo e verifique se for possível a existência de algo por escrito e assinado.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Visitamos seus blogs e nenhum deles se enquadram em nossa política de parceria ainda. Recomendamos que continue lendo nossos artigos e melhore a qualidade e nível de postagens para que possa de adequar a isso.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita