Seu blog também pode ser contaminado

sábado, 18 de fevereiro de 2012

No ano de 2011 alguns blogs que conhecemos passaram a apresentar a mensagem de que poderiam prejudicar o computador de quem acessa. Recebemos recentemente um e-mail de uma leitora falando que no blog dela as imagens não estão aparecendo e que no lugar delas aparece  um triângulo amarelo.
Ao que ela nos reportou isso passou a acontecer 'do nada' e ela deseja nossa ajuda para solucionar o problema. Antes de tudo, o Arruma Blog tem o hábito de responder sempre por e-mail ou fazer um comentário no blog da pessoa que entrou em contato conosco e foi isso que fizemos com esta leitora.


Visitamos o fórum do Blogger nos domínio Google e não encontramos muitas coisas, mas pelo menos encontramos uma dica muito valiosa como ponto base e que qualquer pessoa pode fazer:
- Verifique se você não excluiu suas imagens no Picasa. O Picasa é um site que reúne e armazena todas as imagens do seu blog pela plataforma Blogger e Blogspot e até de alguns outros serviços (como o Google Plus).

Se você visitar seu álbum lá e conseguir ver as imagens então o problema pode ser outro. 

O site Ferramentas Blog ainda no ano de 2011 informou que a plataforma blogspot estava passando por dificuldades já naquela época e por isso recomendou algumas ações para que blogueiros não perdessem leitores ou blogs completamente. Acreditamos que se as imagens estiverem no Picasa e não aparecem no blog, então seu blog pode estar contaminado por malwares [termo derivado do inglês para 'malicious softwares' ou em tradução livre: Software malicioso] e em uma das duas postagens sobre o tema, o autor indica o uso das seguintes ações:

1. Verificar os Gadgets instalados no seu blog. Alguns códigos podem usar o gadget para ações maliciosas ou o código não está dentro dos termos de segurança da Google.
 Faça backup das informações de cada um deles e exclua todos. Verifique se isso normalizou o serviço (fez seu blog melhorar) ou não e vá adicionando aos poucos os gadgets.

2. Outro passo é localizar onde a imagem do seu blog está localizada e identificar se lá no destino final está tudo OK. As vezes o endereço da imagem hospedada em outro local é o que faz o Blog acreditar que é um vírus.


3. Usar temporariamente um modelo padrão do Blogger para começar aos poucos.

e não menos importante o uso das ferramentas do Google para Webmasters.

Você pode visitar os links do Ferramentas Blog para ler na íntegra os artigos:


4 comentários:

  1. Olá,

    Um dia, eu apaguei algumas imagens do meu álbum Picasa, tudo bem, nem usava. Mas depois, todas foram sumindo, de albuns de blogs que eu nunca tinha apagado nenhuma foto. Fiquei desesperado e hospedei tudo no ImageShack, mas agora, estou voltando a hospedar no Blogger mesmo.

    Agora, tenho salvo todas as imagens de tutoriais, as de dicas e outros posts eu pego por aí, sem salvar. Isso diminuiu minha confiança de hospedar imagens.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Eu apaguei algumas imagens do meu picasa por que estava no limite de armazenamento hehehe
    Problema foi ter apagado algumas imagens que precisava...mas ai corri hospedar de volta :)

    [ ]s

    ResponderExcluir
  3. Ótimas observações...

    Agora vou ficar atento caso isso aconteça comigo

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita