SOPA PIPA e VOCE

terça-feira, 17 de janeiro de 2012



Pensou que era algum tipo de brincadeira? Talvez você não saiba mas SOPA e PIPA são assuntos que um blogueiro deve conhecer e não apenas associar ao nosso cotidiano (mas saber colocar as palavras dentro do contexto certo é um dever maior do que ser blogueiro).
Enfim, SOPA é abreviação para Stop Online Piracy Act (em tradução livre: Lei de combate à pirataria On-line) e PIPA que significa Project IP, e é um projeto de lei criado por Lamar Smith, proponente do projeto na câmara dos representantes do país.

O QUE ISSO FAZ?
Segunda a própria Wikipédia: O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados.


QUAL O MOTIVO?
 A parte mais 'legal' é que Lamar (bem como ocorre no Brasil) estava trabalhando quando de alguma forma a idéia de tornar o mundo melhor sem pirataria lhe veio à mente (não sabemos a forma,claro) e ele resolveu colocar a idéia em prática. Claro que para o mundo dos mais ricos isso em nada vai mudar pois eles são os cantores, os artistas, os donos das emissoras de TV e coisas do tipo, mas para 93% das pessoas (93% é um valor não computado por nenhum sistema e totalmente simbólico) mudará em uma série de coisas. Enfim, ele resolveu que nos Estados Unidos não terá mais pirataria de nenhuma forma digital ou se não entendeu em nenhum local na internet que esteja nos servidores no mesmo país.

O QUE ISSO ENVOLVE VOCÊ BLOGUEIRO?
Simples, os principais sites de hoje estão em qual país? ESTADOS UNIDOS. Pirataria é a prática de distribuir ou compartilhar algo sem ter a devida autorização como o que hoje já acontece com jogos de games e músicas. Isso pode afetar imagens, textos e outras coisas mais.
Nestes sites estão muito dos conteúdo que vemos nos blogs de humor, de vídeos e até NOSSOS BLOGS. Lembre-se que o Blogger é uma plataforma do Google e que a WordPress mesmo tendo sua plataforma gratuita está sob leis estadunidences e ela pode sair do ar.

O QUE ISSO ENVOLVE OS VISITANTES? (leitores e visitantes)
Se nosso público são as pessoas e a nossa ferramenta são os blogs, como juntar um e outro sem um ou sem outro? Bem, os blogs são o que menos estamos pensando. Grandes serviços como 4Share, Facebook, Orkut, Twitter, Yahoo e outros podem parar de funcionar devido ao conteúdo que eles detem, mas claro, não pararão 100% apenas passarão por melhorias que em nada nos agradarão (Imagino que se isso for realmente um fato no futuro, não vai ter graça entrar no facebook e só postar imagens que tiramos, escrever um bom dia pois muitos de nós não temos criatividade em criar e só republicar o já existente e viver em uma 'cadeia cibernética'). As buscas do Google cairão dastricamente pois vários conteúdos serão excluídos por serem 'piratas'...

QUANDO ISSO VAI ACONTECER?
No dia 18 de Janeiro de 2012 alguns dos principais sites do mundo, incluindo a Google fará um protesto onde provavelmente não fará suas buscas habituais ou se ainda as fizer (bem provável) haverá restrição e/ou informativo sobre o ato. A Wikipédia, em sua página original, colocará um aviso também em forma de protesto contra a SOPA. Quanto a PIPA, isso vai interferir diretamente em sites que formam redes sociais.
Serviços como o Twitter não fará o protesto, até pelo pensamento básico da comunicação: como se comunicar com o público se todos eles pararem? rsrs

O QUE MAIS TENHO QUE SABER ENTÃO?
Seu site ou blog tem domínio apenas .COM ? Sim? Então junte-se a nós... Motivo? Simples no Brasil temos o comitê que gerencia os domínios de internet detém os que tem final .com.br logo os que são apenas .com estão originalmente nos Estados Unidos da América e se seu site ou blog conter coisa proveniente de pirataria, correrá riscos de sair do ar.

Há um movimento nacional para ajudar a causa: Ele se chama MegaNão e pode ser aderido por qualquer blog ou site e de várias formas. Uma galera da blogosfera em especial também vai fazer parte da causa para mostrar como seria ruim você não receber seu e-mail informativo, seu feed de notícias, acessar seu blog preferido, ou não ter a busca desejada por um dia. Sim isso só por um dia, imagina pela vida toda???

NÃO SE ASUSTE SE AMANHA, DIA 18 ALGUM SITE LEGAL ESTIVER OFF-LINE

Acho que pessoas como Felipe Neto, Pc Siquera e outros tantos artistas que tiveram sua carreira por meio dos canais que são usados também para piratear informações (cada um a seu modo discreto) poderiam ajudar na causa não é? E eles podem sim sofrer com este problema (salvo que já está na TV com seu programa)


O Arruma Blog não vai tirar o site do ar mas aprovamos a paralisação dos sites como forma de protesto.

Fontes visitadas: IDG Now 1 e 2 | Wikipedia | MegaNão | Rede Brasil Atual | Terra

3 comentários:

  1. Puxa muito legal sua postagem! Importante para o pessoal da blogosfera.
    Valeu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esse post, eu não sabia de nada disso.
    Obrigada
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Caracas!!!!
    Esses americanos hein, sempre tentando controlar o mundo, que síndrome horrível essa que eles têm de “dominadores absolutos”...

    Ultra informativo, valeu!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita