Facebook e meu blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

Não pela primeira vez, falamos sobre Facebook e seu blog ou site aqui no Arruma Blog. Hoje falaremos  um pouco mais sobre comportamento e manifestação de marca dentro da ferramenta.




Quando o Orkut se tornou alvo de várias piadas e muitos usuários migraram para o Facebook surgiu a dúvida: No Facebook tem comunidade? A resposta foi SIM, mas as comunidades de lá não são iguais às comunidades do Orkut e para alguns usuários isso não foi nada bom.
Como sabemos, é necessário que seu blog (sua marca) esteja nos mais variados meios de comunicação possível, e principalmente naqueles meios que você consegue gerenciar facilmente por isso muitos blogueiros criam página e comunidade para o blog, mas então como conseguir uma comunidade para meu blog se no Facebook as comunidades são diferentes?
Vamos entender que o processo de divulgação involuntária que acontecia antes no Orkut hoje não acontece no Facebook e ter uma página para seu blog no Face não significa que as pessoas vão gostar mais dele. No Facebook você também pode fazer parte das comunidades que usuários (pessoas) criam e reúnem outras pessoas do mesmo ramo, fazendo assim uma comunidade onde é possível não só trocar idéias mais também divulgar suas postagens e pensamentos.

COMO ME DAR BEM NAS COMUNIDADES DO FACE?


Não é difícil, mas atenção a alguns detalhes:
- A comunidade é aberta ou fechada?
- Há documentos criados pelos usuários da comunidade? Se sim, eles falam sobre a ética do usuário na comunidade (Exemplo: Você só pode postar link se for para exemplificar algo, e não para divulgá-lo)
- Qual a real finalidade da comunidade? (Se não souber, escreva no mural a pergunta e espere o dono da comunidade responder)
- O que você realmente quer fazer ao entrar em uma comunidade? (nem todos querem ler seus posts, mas sim trocar opiniões com quem entende de blog)

Como as comunidades do Facebook não tem tópicos como as do Orkut, o pessoal que entra acha que simplesmente pode divulgar seus posts no mural da mesma, mas não lê os documentos que as vezes indica o contrário desta prática e o usuário fica mal visto pelos demais. 

COMO POSTAR LINKS E AINDA ASSIM SER RECONHECIDO NA COMUNIDADE?


Vai variar de comunidade para comunidade. Sempre vai ter uma pessoa novata ou que não gosta de ler (só de escrever) que vai publicar o link dela. O mais correto nestes casos é esperar que o ADM da comunidade faça alguma coisa ou não dar foco nisso.
Se você desejar postar seu link sabendo que outros usuários não faz isso, pergunte no mural sobre a prática ou verifique se não tem um documento para receber os links mais atuais da galera (lembre-se que qualquer pessoa pode editar ou criar um documento, parecido com .TXT na vida real, e este ficará salvo na comunidade). Sempre que for divulgar um artigo, faça uma breve descrição do motivo do compartilhamento, não simplesmente divulgue o post e queira que todos cliquem porque é novo (nós não clicamos em artigos novos só pelo fato de ser novo, tem que haver conteúdo bom)

ASSIM MANIFESTO A MINHA MARCA?



Sim. Você e as pessoas do seu blog são os interessados pela marca não é? Ninguém melhor do que você (e os que estão junto) para divulgar a marca no primeiro momento em pessoa e depois referenciando o blog, por exemplo:
 Em determinado assunto você comenta e outros usuário não entendem o que realmente você quer falar, mas existe um artigo que você detalhou tudo o que está tentando passar. Neste caso, vale a pena escrever nos comentários do mural o link do seu blog onde tudo acontece. Desta forma, haverá tráfego no seu blog, as pessoas entenderão o que você quer passar e você não será visto como um criador de SPAMs.

Se você querer fazer parte de uma comunidade de blogueiros, para isso existe a Blogosfera no Facebook que é aberta para novos membros (você deve ser registrado no Facebook para ser membro).

6 comentários:

  1. Parabens pela abordagem sincera e muito bem organizada, nós do grupo blogosfera do facebook, tentamos passar os valores de respeito em comunidade, permitindo a divulgação dos blogs,mas também temos nosso codigo de conduta, e moderadores atentos. Assim a interação se mostra objetiva e clara, onde existe a certeza que no facebook, não haveria os mesmos erros do orkut.

    Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse post Rafael!

    É verdade, é preciso saber usar o Facebook corretamente, nessa questão dos blogs nas comunidades, páginas, grupos, para assim obtermos um bom retorno, ou seja, de ter "reconhecimento"!
    E como você bem citou, a Blogosfera no Facebook é uma bela comunidade para os blogueiros não só divulgarem seus blogs, mas se relacionarem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! Sempre tive dúvidas sobre a divulgação no face e entendo o grupo como espaço para relacionamento e conhecimento.

    Lu

    http://www.lucianasantarita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoráveis dicas, você falou muita coisa útil e que todos deveriam estar mais atentos! Divulgo sempre meu blog em redes sociais, eu acho bom, por que assim conheço vários blogs que me interessam , troco idéias, experiências, afinidades e faço amigos e parcerias. :D

    www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  5. Eu admito que participo do Facebook atualmente apenas visando o lado profissional (divulgação de meus blogues e trabalhos literários), o que antes de ter se transformado em um modismo não ocorria. Eu possuía um perfil pessoal, com pessoas do meu convívio e hoje não tenho mais vontade de manter este contato por lá, visto que como muitos migraram do Orkut para o Facebook, este se tornou bastante parecido e de certa forma, muito exposto.
    Não tenho e nunca tive nada contra o Orkut, do contrário, não sou como muitos que excluiu o perfil, ultimamente que o ambiente por lá está muito mais calmo, até me arrisco em postar em algumas comunidades, que antes eram muito tumultuadas e, infelizmente, já presenciei este tipo de comportamento em alguns grupos do Facebook por ser, claro, pessoas que desistiram do Orkut e tumultuavam por lá, mudaram somente de endereço. Por esta razão não abro mão do meu perfil, cujos contatos resumiram-se apenas a 16, pois todos excluíram com a mentalidade de que quem possui Orkut é só pessoas de baixa cultura, mas quando se vê o perfil de alguém, estão todos com os mesmos contatos que tinham no Orkut. rs. Ou seja, pouca coisa mudou, repetindo, somente mudou de endereço.
    Ainda não sinto muita segurança em interagir constantemente no Facebook, no entanto, o grupo Blogosfera no Facebook me chamou a atenção pelo conteúdo e pela ordem que existe lá e tenho expectativas, apesar de conhecê-los há pouco tempo, que os moderadores não percam as rédeas da organização como, infelizmente, aconteceu em muitas comunidades do Orkut.
    Muito interessante seu texto e seu blogue.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente ainda considero o Facebook uma ferramenta muito complicada, pode ser apenas uma deficiência minha. Não o acho funcional, se é que me entendem...
    Mas pra quem tem, está matéria foi bem interessante e explicativa!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita