E os blogueiros com deficiencia, como faz? Parte 4

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

E para finalizar mais um artigo focado em acessibilidade para deficientes, hoje falaremos de vídeos. Como tornar a experiência de um deficiente ainda mais legal com os vídeos de seu blog.

Você pode criar um blog repleto de tutorial mais convenhamos, é bem cansativo realizar muitos artigos em texto ainda mais quando temos que dar print na tela (salvar as imagens do programa) e editá-las para ser colocadas no artigo e por isso é mais fácil fazer um vídeo até para demonstrar na prática que a coisa funciona tão bem quanto nós falamos que ele é bom.

Para um deficiente visual, chegar até um vídeo não é simples, ainda mais porque nem todos os vídeos tem acessibilidade pelo teclado como falamos anteriormente pela tecla 'TAB'. Os vídeos do YouTube por exemplo tem as principais funcionalidades acessíveis pelo teclado, mas a página do YouTube não consegue mudar o foco do HTML para o flash automaticamente e por isso o acesso ao vídeo não acontece, é necessário o clique com o mouse no vídeo para fazer valer o uso da tecla TAB do teclado (lembrando que uma vez dentro do vídeo não se pode sair tão facilmente).

Se você nunca fez um teste, pode visitar um dos milhões de vídeos do canal e fazer um teste, clique aqui para acessar um deles como exemplo.

Como melhorar meus vídeos?

Para o deficiente visual, o áudio ainda é fundamental, mas um link para acesso ao vídeo na página, incorporado ao vídeo ainda é recomendável. Recomendamos que no link, você coloque informações de que o link é de um vídeo e abre em nova página, então o deficiente visual poderá clicar no link do vídeo para vê-lo pois normalmente estes vídeos começam automaticamente e quando terminar de assistir (ou ouvir), eles apertarão atalhos para fechar a página (uso habitual com as teclas Alt + F4), voltando a página do conteúdo textual.
Para o deficiente que não ouve, o auditivo, podemos colocar legendas nos nossos vídeos, afinal eles tem o potencial da visão e conseguem usar o mouse para colocar ou tirar o foco do cursor no vídeo, mas sem uma legenda todo o potencial do vídeo será perdido.

A seguir temos um vídeo que mostra o uso da função Closed caption ou popularmente conhecida nas TV's e no YouTube como 'CC'. O recurso é usado a alguns anos pelo canal de vídeos YouTube e outros canais de vídeo, e é facilmente identificado por conter uma imagem que outros vídeos mais simples não tem. Alguns vídeos do YouTube tem a função de tradução via Google Tradutor.

FOTO: Reprodução do player YouTube com legenda






Conclusão
Para maximizar o potencial dos seus vídeos, insira um link que abre em nova página para o vídeo de forma mais direta possível. Coloque legendas em todos os vídeos a partir de softwares de edição de filme ou legendas externas (primeiro o áudio e depois que o vídeo estiver pronto, a legenda é colocada a parte)

Você pode querer ler os artigos anteriores: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita