E os blogueiros com deficiencia, como faz? Parte II

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

No artigo anterior conhcemos um pouco mais dos blogueiros com deficiência. Hoje vamos conhecer que não só os deficientes visuais tem potencial para acessar a internet bem como deficientes físicos.

Há os deficientes que nascem assim e os que se tornam deficientes na vida adulta, cada um vive a seu modo. No informática tanto o governo quanto instituições vem tomando medidas para a inserção destas pessoas no mundo tecnológico, um exemplo legal é a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) que atua em São Paulo com a ajuda de outras empresas que confiam no seu trabalho:

(...)O estudante Marco Aurélio Condez, 21, que navega na internet usando o comando de voz desde que iniciou a terapia na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). "Meu filho sempre gostou de navegar na internet, mas antes a avó tinha de acompanhá-lo para digitar os endereços dos sites. Com o comando de voz ele passou a ficar mais tempo no PC e a utilizar a rede com mais agilidade, sozinho", conta a mãe do estudante, Vera Lucia Adão Condez.
Os dispositivos que geralmente são recomendados incluem "roller mouses" (aparelhos que movem o cursor na tela por meio de uma esfera), tablets (telas sensíveis ao toque dos dedos), botoeiras adaptadas, ponteiras de cabeça (espécie de arco de alumínio que envolve a cabeça e que possui uma haste à frente da testa para a pessoa digitar no teclado) e sistemas de comando de voz como o brasileiro Microfenix, desenvolvido na UFRJ. 

O Artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo Online prova que no Brasil e no mundo qualquer tipo de deficiente consegue usar a internet e gerar tráfego de dados nos sites e blogs do mundo todo.
Existe cinco tipos de deficiências, são elas:
  • Física;
  • Auditiva;
  • Visual;
  • Mental;
  • Deficiência Múltipla;

"Na atualidade, as pessoas com deficiências sejam elas quem for, podem sofrer de forma oculta e pejorativa, um preconceito cruel e intenso, devido aos problemas e incapacidades em relação às pessoas da população sem deficiências" - é o que mostra a monografia de HUDSON FRANKLIN PAIVA RIBEIRO disponível gratuitamente para leitura na internet.

Como as pessoas com deficiência conseguem usar o computador?

Como já foi dito, a iniciativa privada e o Ministério público juntos formam a maior equipe para desenvolver equipamentos (físicos) e softwares que facilitam a vida destas pessoas. Você em sua casa pode fazer o download de softwares para tentar entender melhor do cotidiano deles e quem sabe, melhor ajudá-los. Segue alguns softwares mais conhecidos:

- DOSVOX
- LINVOX
- MOTRIX
- Jaws [em inglês]
- Virtual Vision [com suporte. Pago]
- Monet [Software para criar desenhos a deficiente visual]
- Dirce [Tocador/reprodutor de livros]

Muitos destes softwares foram feitos por Universidades e instituições privadas, algumas com a ajuda do governo. Convidamos você a ler a Lei de acessibilidade, um pedaço dela é:

Capítulo VI
Do Acesso à Informação e Comunicação

(...) Art. 47. No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis. (...)

No próximo artigo, falaremos do uso na vida real da lei de acessibilidade, ou seja, como tornar o seu blog ou site mais acessível ao deficiente.

Você pode querer ler os artigos anteriores: Parte 1 | Parte 3 | Parte 4

8 comentários:

  1. Muito bacana sua matéria! Parabéns, Neko!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Li o primeiro,adorei o segundo e estou ansiosa pelo terceiro,estou adorando a ideia.Parabéns,abraço=)

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu falava da parceria e o formulário evaporou. Pois voltei aqui:
    Creio que para pedir parceria temos de oferecer contrapartida. Acredito que tenho alguns elementos: sou um blogueiro cri-cri no que se refere a conteúdo, bond comentários, PageRank e divulgação nas redes em geral.
    Coloquei o banner do Arruma Blog no banner-roll na minha lateral. E fiz uma menção do seu último post também na minha última postagem, pois achei uma excelente prestação de serviço. Blogar é isso!
    Confira lá:
    http://www.blogdoprofex.com/2011/11/meus-poemas-espectros-invisiveis-e.html
    Um grande abraço, Rafa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Parabéns pelo post. Todos merecem e deve participar desse espaço na internet. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pois vou linkar tuas páginas em meu blog (IN)PERCEPÇÕES. Suas páginas são bastante pertinentes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. vçs sabem o que e postar de verdade!

    worddoentretenimento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bom isso tudo, sim todos podem e merecem participar dos espaços na internet, hoje em dia tudo é possível, ainda bem, adoro esse tipo de informação, de interação!
    Parabéns!
    Abraços
    Ivone

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita