A tecnologia substituirá o caderno?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tablets, Nebooks e Smartfones. Estes são os gadgets mais comuns entre a garotada que curte tecnologia ou que precisa se manter conectada a qualquer momento.
Estes recursos não servem só para acessar as redes sociais direto do shopping mais também para ler livros, revistas, jornais e várias outras, até para estudar. Achou estranho? Nas faculdades e universidades brasileiras o uso destes recursos é notável e a pergunta não se cala: 'Será que estas tecnologias substituirão o caderno e o lápis?'
Vários são os comentários a respeito e há muitas idéias rodeando o fato. No exterior e no Brasil o que se nota é a cultura [complexo que neste contexto, inclui todos os hábitos e costumes adquiridos pelo homem como membro da sociedade] diferenciada entre os jovens, adultos e educadores de todo o mundo.
A palavra chave escolhida por nós para representar o motivo das coisas boas e más que circundam a pergunta é o que acreditamos ser a 'chave' para o sucesso e para a próxima geração. Vamos pensar em uma coisa simples: Colher. Ela surgiu para suprir a necessidade humana de ingerir alimentos e ajudar em muitos outros fins. Quando todos já estavam usando, ficou mais fácil ensinar os filhos a comer de colher pois virou hábito e hábito é um costume quando praticado por um grupo ou toda a sociedade. Depois disso veio o garfo (segundo a Wikipédia e a história, o garfo veio depois da faca e depois da colher) e com ele, um pequeno 'desprazer' em usá-lo já que ele incomodava a boca, mais era muito útil para levar à boca determinados tipos de alimentos e o povo usa hoje tão normalmente quanto a culher e a faca (repare as crianças, 'elas já nascem sabendo').
Partindo deste pensamento simples, é o conceito do caderno e do computador. Primeiro surgiu o computador e a necessidade de ensinar (educar também) sempre existiu, tal como a necessidade de ingerir alimento. Depois surgiu a internet e agora estamos tentando nos adaptar para usar tudo isso dentro das escolas. 
Tudo vai depender do que os nossos pais pregam em casa, do que você como filho vê na internet, de como você pensa que deve sempre fazer quando está no computador. Ao nosso ver, temos que criar a cultura de que na escola, há um servidor que gerencia os acessos e que os acessos lá dentro não são iguais quanto os de casa e que lá, o foco é o estudo e não as redes sociais ou sites dispersos.

Quando esta cultura for a lei [direta ou indireta] da sociedade, os computadores serão usados tão normalmente quanto hoje usamos um livro como complemento de estudo. 

Segundo o nosso conhecimento na área, o computador não irá substituir o ensino nem mesmo o caderno e a caneta por vários motivos como vale destacar:

'Com o caderno o aluno realmente consegue fixar a idéia central do conteúdo ensinado. Já com o computador plugado na rede, o aluno aprende a sair de um único pensamento (o do professor) e passa a criar/desenvolver seu censo crítico sozinho, onde o professor é o instrumento que lapida o aluno.'

Desta forma, um complementa o outro e dizer que a tecnologia distância ou torna a pessoa singular é não entender que cria tudo isso não são as pessoas externas e sim quem usa a tecnologia. Você pensa diferente? Fique a vontade para comentar.

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita