7 formas de compartilhar artigos no blog

sábado, 16 de julho de 2011

 Os botões de compartilhamento são elementos indispensáveis em qualquer blog independente da plataforma. Eles não são só enfeites pois permitem que outras pessoas compartilhem seus posts, divulgando assim a idéia central do artigo além de te trazer mais tráfego e melhor posicionamento do seu blog ou site.
E quais as formas de inserir botões de compartilhamento que existe na web de hoje? Existe ao menos 7 formas. Vejamos

AddThis


Este é certamente um dos serviços mais conhecidos da web. Ele é personalizável e suporta mais de 150 serviços (Twitter, Facebook, Orkut e envie por e-mail se destacam) além de se traduzir automaticamente (50 idiomas diferentes). Atualmente três modelos estão disponíveis para quem não é registrado e quando se registra, além de ter uma gama maior de personalização, você ainda conta com o recurso de estatísticas.


ShareThis

Mais uma opção conhecida de serviço. Ele é fácil de instalar em seu blog e requer registro de usuário. Se comporta como um Widget e se incorpora automaticamente em seus posts porém é mais limitado que o AddThis: Suporta 45 serviços que são em inglês e não tem muita personalização.

AddtoAny

Este também é conhecido e bem amigável. Possui mais de 120 serviços, opções de customizações de cores, priorização de serviços para serem compartilhados e até incorporar serviços que o serviço não traz, entre outras coisas. Este é instalado manualmente em sua página copiando um código e colando-o em sua página.

Wikio Buttons

Um pouco além de simplesmente fornecer opção de compartilhar, o Wikio Button também fornece opção de votação de conteúdo na página do serviço, mais aqui no Brasil ele não é muito conhecido. Ele é simples e chamativo, faz com que o leitor se interesse em pelo menos passar o mouse e depois, se ele desejar, compartilhar o conteúdo. Não é difícil incorporá-lo em sua página.


Pretty Sociable

Serviço de compartilhamento de posts bem legal e bonito. Com ele tudo o que você tem que fazer é arrastar e soltar. Sim, você poderá arrastar uma imagem do artigo ou algum link para compartilhar nas redes sociais. Seus serviços são limitados mais proporcionam ao leitor do blog uma experiência única e agradável.

Sexy  Bookmarks

Este também é algo visto com freqüência nos blogs de hoje, principalmente na plataforma WordPress. A graça deste serviço é o efeito de passar o mouse sobre eles e ver o resultado. Como ele foi muito requisitado na blogosfera, diversas pessoas ao redor do mundo modificaram alguns detalhes e hoje você encontra o recurso pronto ou em pedaços para customização em seu blog.
 

Nativo do Blogger

Para a plataforma Blogger, há os botões de compartilhamento incorporados no seu artigo. Inserido como recurso em 2011 pelo Blogger já vem habilitado como padrão quando se cria um blog na plataforma. Ao modificar seu modelo por um criado por terceiros, eles podem não funcionar. Para habilitar o sistema vá em Design > Elementos da página > Em Postagens no Blog clique em Editar e ative o compartilhador. Nesta opção, você poderá movê-lo para o local que desejar que ele fique.

Conclusão

Atualmente para as grandes plataformas, estes serviços já interagem automaticamente ou facilitam a inclusão deles em sua página, para blogs menos conhecidos, o processo é manual. Lembre-se de escolher um serviço que mais se adéqüe ao desenho do seu blog, não use um serviço só porque ele é o mais utilizado ou porque uma pessoa gosta muito dele. A vantagem destes serviços é que você não terá que ficar adicionando botões manualmente de cada serviço que surgir na web.

3 comentários:

  1. Passando para conferir as boas dicas dlogosfera! Eu uso o AddThis e estou satisfeita! Bj!

    ResponderExcluir
  2. Passei para fazer uma visita!
    Abs
    Marcus, Criativo de Galochas

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael, eu uso o ADDTHIS para wordpress. Abraço.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita