Otimizando conteúdo / post com atributos HTML

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Análise do Google Adsense? Análise das palavras escritas em seu artigo / post? Você sabia que não somente o SEO do seu blog como um todo que é importante para os buscadores e para os meios de otimização? Leia sobre o que seu artigo deve ter e quais os pontos que você deve otimizar para ter mais qualidade em seus artigos.


Muito além das palavras direciodas que você usa no título de seu blog e no corpo do artigo, há também um foco pouco conhecido com as ações dentro do artigo, como por exemplo, classificar uma imagem com tags HTML ou ainda qual a forma que um link deve abrir na sua postagem, em uma nova página (guia) ou dentro da mesma página?

TRABALHANDO COM HIPERLINKS

Um hiperlink é uma ligação de um ponto a outro, na mesma página ou em um lugar qualquer da internet. Este ponto de ligação pode ser um texto uma imagem ou objeto que aceite hiperlink. Resumidamente falando, são links entre páginas da web ou arquivos. Lembre-se que você pode inserir um link de uma imagem para uma página web, de um texto para um vídeo ou uma música e assim por diante.
Quando um hiperlink é criado, seu destino é codificado como um URL e uma URL é um endereço que especifica um protocolo (como o HTTP, FTP ou mais novo HTTPS) e contém um servidor web que serve para hospedar a página web e responder a solicitação dos navegadores.
Para otimizar o hiperlink que você criou, podemos usar incrementos/tags web como o TARGET que indica qual a forma que seu link será aberto. 

OTIMIZANDO CONTEÚDO EM SUAS POSTAGENS

 Se você clicou no link acima, notou que ele abre em outro guia ou página dependendo o navegador em uso. Isso significa que o autor do blog não desejou que você saísse desta página apenas para ler um artigo complementar, ele pode ter entendido que você queira ler as informações do link depois de ler esta postagem ou ainda queremos que o leitor tenha opção de escolha, ainda mais se ele for novo em seu blog. Use este conceito de Hiperlinks em seu blog e claro, se seu blog usa Frame e você necessita mencionar outros links dentro das postagens (que estão em frame) use o alvo _TOP


CUIDADO: O Blogger, por ter em seu código linguagem XML, não aceita aspas duplas como o padrão HTML. Caso o seu blog estiver dando erros na hora de salvar, volte na parte que você editou e mude " por '. Não copie e cole.

 Para imagens há otimização também. Podemos começar falando em link de imagem para seu tamanho real, muito utilizada aqui no Blogger, e ainda de quebra você pode usar este mesmo recurso de hiperlink em outros blogs como UOL que tem recursos de imagens. A diferença das plataformas UOL e BLOGGER está no painel de edição, onde a UOL já tem o recurso 'target=BLANK' a partir do momento em que você insere o link de destino e o Blogger não tem isso. Quando você insere uma imagem na UOL há um campo específico para a legenda da imagem e aqui no Blogger não.
Recomendamos que tanto aqui no Blogger quanto na UOL e demais plataformas você edite em HTML para poder inserir códigos (atributo) HTML conforme sua necessidade. Vejamos alguns exemplos:

  • ALT - Esta tag ajudará os mecanismos de buscas a filtrar o conteúdo do seu blog. Normalmente usado em imagens. Caso o navegador não conseguir exibir a imagem ele exibirá em tela o que estiver na tag alt ou no ultimo caso o nome real da imagem. Use um texto que descreva a função que está sendo desempenhada pela imagem quando for declarar palavras para este atributo. Exemplo:
   <a href="http://www.arrumablog.com" alt="Arruma Blog">(...) 

  • NAME - Atributo name define um nome para o elemento em questão ser identificado. Um exemplo deste atributo são o uso de âncoras (#nomedoelemento). Exemplo:
   <a href="http://www.arrumablog.com" alt="Visite o Arruma Blog" name="link_blog">(...)

  • TITLE - O atributo Title demarca a informação que vai ficar visível ao leitor quando o cursor ficar posicionado por mais de 3 segundos sobre o link, imagem ou obejto. Normalmente colca-se uma breve frase de referencia. Exemplo:
   <a href="http://www.arrumablog.com" alt="Arruma Blog" name="link_blog" title="Visite o Arruma Blog">(...)
NOTA: O atributo title é muito utilizado para determinar o nome da página web no topo da página. Hoje com o HTML 5 ele não é mais utilizado desta simples forma.

1 comentários:

  1. Oi, aproveitando a oportunidade, você teria uma dica de como colocar o Top Comentaristas no Blogspot? Cara já pesquisei em tudo que é site e todos dão os mesmo códigos html porém nenhum deles dá certo, ou fica em branco simplesmentes nada aparecendo ou aparace o link para o site deles mas nada de comentaristas do site. Terias uma dica melhor? Algo nesse sentido que influêncie os comentários no Blog?
    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita