Que tipo de assinatura usar nos blogs?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mais um recurso que faz parte fundamental de ser blogueiro(a) é o ato de comentar e assinar seu comentário. Você já pensou no quão importante é um comentário no blog que gosta ou que desejou escrever sua opinião? Aqui no Arruma Blog todo leitor é livre para comentar da forma como desejar e assinar o comentário com o link que desejar mais ele é moderado, ou seja, terá sempre alguém para ler os comentários mais antigos antes de aparecer ao público. 

Identificar quem escreveu é tão importante quanto saber o nome do seu professor na escola ou do seu chefe no trabalho ou ainda do melhor amigo(a) da família. Você pode querer não ser identificado, principalmente se for falar coisas feias a alguém ou ao dono do blog, mais ao contrário, se você for falar algo realmente legal e de valor mencionando alguém no comentário, no blog ou em qualquer outro blog, o dono do blog e claro, outros leitores irão querer saber quem você é. Saber quem você é representa muitas coisas e uma delas é por exemplo um convite para dar sua opinião sobre um assunto, ou seja ser colunista de algum blog.

O nosso parceiro Gerenciando Blog escreveu sobre os tipos de assinaturas quando você estiver usando a plataforma Blogger para comentar. Para ser mais cômodo, iremos comentar sobre a importância do comentário e quais das opções de comentários trazem mais benefícios aos blogueiros.

O QUE É REALMENTE 'ASSINAR' O BLOG?

Em todo blog de qualidade se pode comentar o artigo/post. Quando você comenta, habitualmente o dono do blog quer saber quem fez o comentário pra que possa responder corretamente, possa retribuir a visita, possa agradecer por um complemento de informação ou ainda mais coisas. Este ato de 'mostrar quem você é' é visto como assinatura, ou seja, aqueles campos iniciais 'Nome, E-mail e Site/link/blog' que você vê antes de comentar.

IMPORTÂNCIA DO AUTOR E SEU COMENTÁRIO

Como falamos desse assunto integrado em nossos artigos, o ato de criar um comentário que condiz com o texto não só torna belo e proveitoso o blog como a pessoa que escreveu o comentário. Mais uma vez isso retorna ao fato de termos que ler o artigo e entender para depois comentar e não sair comentando. Não ter medo de mostrar quem você é quando escreve um comentário é um dos primeiros requisitos para ser um bom blogueiro, pois, sendo bom ou ruim suas palavras elas servem ou servirão para gerar mais comentários, para gerar a troca de idéia.

NO BLOGGER, COMO PODEMOS ASSINAR?

Por padrão, um leitor do blog pode escolher muitas formas de assinar, são elas:  
Conta do Google - LiveJournal - WordPress - TypePad - AIM - OpenID - Nome/URL - Anônimo
Você pode escolher usar algo como Intense Debate e ainda ter outras opções de se logar. Hoje na web há mais sistemas de comentários que se integram facilmente com plataformas como o Blogger e WordPress e então você não terá muitas formas de comentar como na versão 'nativa' do Blogger.

Ao comentar no em um blog que usa a plataforma Blogger, o mais indicado é usar a opção Nome/URL, pois ela possibilita que qualquer pessoa interessada em te conhecer visite seu blog ou página. Já a opção Conta do Google é mais simples e raramente da erro pois trata-se de usar o seu perfil Blogger do Google para fazer o comentário, mais imagine se você tem uns 4 blogs e não deseja que todos eles sejam divulgados tão facilmente...

EM OUTROS BLOGS, COMO ASSINAR?

Em outras plataformas como a UOL, por exemplo, muitos blogs possibilitam o usuário comentar só com o nome ou ainda: nome, e-mail e site. Isso é algo muito bom, pois como o Blogger, eles padronizam para saber sempre quem está comentando, então cabe ao dono do blog fazer dos campos ser obrigatório ou não. Recomendamos sempre que os campos NOME e E-MAIL sejam sempre marcados como obrigatório, independente da plataforma. Nos outros blogs a idéia é a mesma: Faça comentários que demonstre sua opinião/idéia e mostre quem você é. Caso não goste do artigo/post, mostre o ponto que não gostou e dê sempre sugestão de mudar isso.

COMO NÃO ASSINAR

Não recomendamos o uso do 'anônimo' nem mesmo para falar o quão ruim é o blog ou o artigo. Se você for pensar bem, no começo (e no cotidiano mesmo) temos muitas dificuldades em sempre ser bons, por isso necessitamos (todos nós) de comentários, sugestões e críticas. Recomendamos que quando não gostar de um blog, entre em contato com o blog (normalmente pelo formulário ou página de contato) e informe do que você não gostou no blog, caso não haja uma resposta do blog ou do dono, ai sim poderá não visitá-lo mais. Se ainda assim tiver vontade de 'falar coisas feias' recomendamos que fizesse isso pela página contato.

SOU DONO DO BLOG, COMO MELHOR RESPONDER O LEITOR?

Não há um padrão para isso. Você é o dono do blog, você mesmo define a forma e mostra ao seu leitor. Uma das formas mais legais e recomendadas é que você responda seu leitor pela opção 'responder comentário' e também mande um e-mail para isso ou ainda visite o blog dele e comente lá, nem que seja uma cópia da sua reposta no seu blog. Nós do Arruma Blog não gostamos muito de responder o nosso leitor em um novo comentário e responde-lo de duas formas toma muito tempo, o que não temos. Leia mais sobre esta questão neste blog aqui.

2 comentários:

  1. Olá, Rafa!

    Muito bom seu texto! Obrigado por citar o artigo do Gerencinado Blog nele.

    Este é um tema importante: muitos não percebem que, ao assinar um comentário com sua Conta do Google, perdem a chance de ganhar um link para o seu blog.

    Eu prefiro assinar com Nome/URL justamente para ter um link direto para meu blog. No entanto, uma abertura que isso causa é que qualquer pessoa pode assinar assim passando-se por outra.

    Outra opção é o OpenID, que também gera um link para o blog, mas precisa de usuário e senha, o que dificulta a fraude. No entanto, é uma das formas de assinatura que mais erros apresenta.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Para Adelson (Gerenciando Blog):

    Pois é, também gosto do Nome/URL e penso da seguinte forma: Se for para dar crédito, ninguém ia usar o nome do Arruma Blog heheh, acho que cada blogueiro que é blogueiro mesmo já tem a vida cheia de coisas pra fazer então eles cada um cuidando do seu blog. Ao menos na lógica é isso, e até hoje não tive outros problemas, mais venho tendo problemas em usar o OpenID

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita