Artigos relacionados no Blogger - Related Posts

segunda-feira, 16 de maio de 2011

E não somente é importante o artigo ou post que você lê hoje, mais os artigos que são referentes ao mesmo assunto ou ainda os mais antigos artigos também são importantes e tem sua relevância. Dar visibilidade ao artigo é algo que não se encontra facilmente em qualquer blog por isso o blog 'Bau das idéias' nos perguntou (comentando neste artigo) como colocar no blog o famoso recurso 'Artigos relacionados'. Assim como ele, acreditamos que outros blogueiros tem a mesma dúvida e vontade de melhorar.


IMPORTÂNCIA DE USAR LINKS INTERNOS

  Em um blog com bastante conteúdo, ou com conteúdo crescente tem a necessidade de mostrar aos leitores artigos que podem complementar as informações visíveis em tela ou ainda mostrar informações a mais que ele (o leitor) pode gostar. Algumas vezes, são tantas informações que quando criamos um novo artigo nos esquecemos de mencionar textualmente falando este artigo antigo, por isso, quando o leitor terminar de ler tudo, ele poderá gostar de outros e desta forma, passar mais tempo em seu blog e mais tempo representa um possível clique nos seus anúncios e anúncios representam.... Bem, já sabemos do resto né. Vale entender que gerar links internos no seu blog é bom por muitas coisas, até para os buscadores que 'entendem' a visitação nos artigos mais antigos de seu blog.

PONTOS POSITIVOS

  • Fácil acesso a outros artigos e informações;
  • Você mesmo pode acessar o artigo novo e rever os artigos relacionados;
  • Maior tráfego de pessoas em seu blog e mais comentários;

PONTOS NEGATIVOS

Não há exatamente pontos negativos que devam ser mencionados, mais acreditamos que se o seu leitor for afixionado por títulos de artigos, então se prepare para ter um tráfego alto mais um pequeno tempo do leitor no blog. Mais muita calma, isso acontece muito pouco, visto que um leitor normal lê 75% do conteúdo antes de sair do artigo, a não ser que o artigo não seja nada do que ele gosta ou espera. Se você tiver alguma informação que possa complementar este parágrafo / artigo, fique a vontade para comentar neste artigo.

IMPLEMENTANDO O CÓDIGO

 Antes de você continuar, caso não saiba nada de HTML e não quer fazer grandes mudanças em seu blog poderá gostar do recurso linkwithin que tem a mesma função deste código. Com ele, você só precisa copiar e colocar (basicamente falando) um script em sua página, podendo ser até pela página de Configurações de seu blog. A nossa experiência informa que este recurso porém pode desconfigurar um pouco o blog e antes de tudo, o seu link vai no site do LinkWithin para depois retornar ao seu blog, sendo para o seu blog não tão bom assim. Para o Google, o site externo lhe traz tráfegos ao invez de ser um tráfego interno literalmente.

1. Logado no painel do Blogger, vá em 'Layout' depois 'Editar HTML' e marque a opção 'Expandir modelos de widgets'. Esta ação leh permitirá ver o código fonte (HTML) do seu blog.

2. Procure pela linha com a informação:
</head>

Antes dela cole o seguinte código:

<!--Artigos Relacionados Estilo e Inicio do código-->
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<style type="text/css">
#related-posts {
float:center;
text-transform:none;
height:100%;
min-height:100%;
padding-top:5px;
padding-left:5px;
}
#related-posts h2{
font-size: 1.6em;
font-weight: bold;
color: black;
font-family: Georgia, &#8220;Times New Roman&#8221;, Times, serif;
margin-bottom: 0.75em;
margin-top: 0em;
padding-top: 0em;
}
#related-posts a{
color:black;
}
#related-posts a:hover{
color:black;
}
#related-posts  a:hover {
background-color:#d4eaf2;
}
</style>
<script src='http://blogergadgets.googlecode.com/files/relatedthumbs21.js' type='text/javascript'/>
</b:if>
<!--Artigos Relacionados Estilo -- código Final-->

3. Agora encontre a linha:

           <div class=’post-footer-line post-footer-line-1′>

Caso ainda não conseguir encontrar, tente encontra essa linha:

         <p class=’post-footer-line post-footer-line-1′>


4. Depois de encontrar a linha, Antes dela, cole o seguinte código:

<!--Inicio Artigos Relacionados -->
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<div id='related-posts'>
<b:loop values='data:post.labels' var='label'>
<b:if cond='data:label.isLast != &quot;true&quot;'>
</b:if>
<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<script expr:src='&quot;/feeds/posts/default/-/&quot; + data:label.name + &quot;?alt=json-in-script&amp;callback=related_results_labels_thumbs&amp;max-results=6&quot;' type='text/javascript'/></b:if></b:loop><a href='http://www.bloggerplugins.org/2009/08/related-posts-thumbnails-blogger-widget.html' style='display:none;'>Posts relacionados para blogger |</a><a href='http://www.bloggerplugins.org/' style='display:none;'>blogger widgets</a> |
<a href='http://www.arrumablog.com/' target='_blank' style='display:none;'>Arruma Blog</a>
<script type='text/javascript'>
var currentposturl=&quot;<data:post.url/>&quot;;
var maxresults=5;
var relatedpoststitle="Você pode gostar:";
removeRelatedDuplicates_thumbs();
printRelatedLabels_thumbs();
</script>
</div><div style='clear:both'/>
</b:if>
<!--Fim Artigos Relacionados -->

Atenção
Há possibilidade de mudar a quantidade de artigos que aparecem relacionados no final de artigo. Para tal, mude o número 5 (em azul) pela quantidade que mais se enquadra em seu blog. Você também pode mudar as informações da linha seguinte 'Você pode gostar:' para a frase que mais chama a atenção de seu leitor. As cores também podem ser editadas, normalmente são representadas pelas linhas que contém a palavra 'color'. Não a troque caso não saiba usar as codificações.
Recomendamos que não retire os créditos.

Para saber mais: Blogger Plugins (inglês) e Ferramentas Blog

3 comentários:

  1. Eu instalei certinho e apareceu certo.. mas em todos os artigos, são sempres os mesmo posts relacionados.. queria saber como muda-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, como o código não envolve diretamente o seu link então eu não sei o que ocorre. Recomendo que visite um dos links 'Para saber mais' e verifique se há informações nos comentários ou no artigo.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita