7 itens antes de usar o Feed Burner

domingo, 22 de maio de 2011

Um serviço que muitos já usam mais poucos o conhece de forma mais abrangente. Sinônimo de inscrição por e-mail do conteúdo de um blog, ele faz isso pelo RSS dos blogs. O Feed Burner que foi comprado pela Google e agora é mais um serviço gratuito da empresa. O Arruma Blog vai mostrar como você pode implementar e melhor usá-lo em seu blog .

1. Como implementar?

Por padrão, mesmo os blogs do Blogger não tem a integração do Feed Burner com o conteúdo do seu blog, mais todos os blogs do Blogger, UOL e Blig (além de muitos outros) tem um feed de notícias. Primeiro você deve descobrir qual o seu endereço de feed. Alguns blogs tem mais de um feed tanto para conteúdo quanto para comentários. Recomendamos o uso do feed simples de conteúdo (RSS ou ATOM) e depois vá no site do Feed Burner e cole o endereço do feed no campo em branco, depois siga as instruções.
Depois que você registrar seu feed, poderá mudá-lo no painel do Blogger indo em: Configurações > Site Feed > URL de redirecionamento de feed e inserir o novo endereço do seu feed (este é gerado quando você cadastra o seu feed no site). Para outros blogs você terá que mudar manualmente o endereço de blog, como mostra a nossa postagem, vale lembrar que nem todos os blogs tem a mesma interface, então visite o fórum de ajuda antes de qualquer mudança.

2. Qualquer blog pode usá-lo ou só o Blogger?

Sim, qualquer blog ou até mesmo site que contém um feed pode usar o serviço. Com ele você pode ter uma visão melhor dos assinantes do seu feed e os seus leitores não irão precisar abrir o programa de feed, basta apenas que eles vejam os e-mails. Vale lembrar que o feed quando integrado ao serviço não perde suas características principais (para os leitores que fazem questão de usar leitores de feed).

3. Para onde vai os e-mails que se inscrevem?

Cada leitor que deseja receber o seu feed por e-mail deve se ‘cadastrar’ de forma rápida. Na verdade o leitor só irá digitar o endereço dele em um campo específico e depois confirmar a inscrição em seu e-mail. Essa lista de inscritos ficam disponíveis no site do Feed Burner em: See more about your subscribes. Caso não encontre a opção mencionada, busque no menu lateral esquerdo: Email Subscripiton > Subscription Management. Lembre-se que o próprio site tem uma política de uso para este caso então não envie Spam a partir desta lista.

4. Como posso monetizar o feed?

No próprio painel do serviço, há a opção de monetização chamada 'Monetizar' (o site é parcialmente em Português-BR). Juntando sua conta do Google Adsense com a do Feed Burner você pode integrar blocos de anúncios nos feed e gerenciá-los pelo painel de controle do AdSense. Recomendamos que você faça a interação do bloco de anúncio pelo próprio painel do Adsense, sem ter que ativar nada no site FeedBurner.

5. Posso cancelar a inscrição de um usuário/leitor?

Sim, no item 3 aqui mencionado você pode administrar as pessoas que vão receber e que estão recebendo os e-mails. Esta opção manual é feita caso o seu leitor não consegui cancelar o cadastramento de seu e-mail na lista. Isso é feito sempre pelo próprio usuário por uma opção de cancelar o e-mail quando ele recebe o feed por e-mail.

6. Fazendo promoções por feed

Você pode usar o Feed para gerar promoções uma vez que estas pessoas foram além de simplesmente visitar o blog, eles realmente gostaram e desejam ficam atentos quanto as novidades, por isso você pode usar esta listagem para ter real certeza de quem está recebendo seus artigos e gerar uma promoção exclusiva para leitores do feed. Isso engrandece o blog e o número de leitores.

7. Depois de um tempo, caso eu não goste posso para com isso?

Caso você queira desativar por completo o serviço, vá ao menu lateral esquerdo: Email Subscripiton > Subscription Management > Desativar (final da página). Recomendamos que não faça isso, você pode por exemplo voltar ao feed antigo do se blog, desfazendo a configuração do item 1 e retirando a caixa de inscrição no seu blog.
Se depois de ler tudo isso e verificar que há mais coisas boas do que ruim, então é a hora de você implementar nossas dicas no seu blog e divulgar este artigo para que mais pessoas possam elevar o nível do blog.

Caso queira saber mais sobre cada opção no painel do serviço, visite as explicações do Interney.

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita