Tumblr é um blog? Saiba mais

sábado, 26 de março de 2011

Você tem TumBlr? Conhece como ele funciona e deseja que ele 'domine o mundo'? Acredita fielmente que a plataforma é um blog, tal como Blogger?
Então leia nossa postagem sobre a plataforma e mostre o que você pensa, se discorda ou não.

O Arruma Blog sempre defendeu o conceito de criação de blog e micro blog, desde que proporcionasse ao leitor um ambiente agradável e passível de interação, ou seja, onde qualquer pessoa que goste da página ou do conteúdo conseguisse interagir com o dono do blog. Repare que escrevemos qualquer pessoa e não as pessoas registradas.... (tem diferença entende??)

Segundo a página 'Sobre' do Tumblr, ele é um local que permite compartilhar facilmente fotos, textos, links, músicas e vídeos além de poder personalizar tudo, desde as cores até o tema em HTML:

"Tumblr lets you effortlessly share anything. Post text, photos, quotes, links, music, and videos, from your browser, phone, desktop, email, or wherever you happen to be. You can customize everything, from colors, to your theme's HTML."

Consideramos o conceito da plataforma uma junção entre o Twitter e a interface já tão conhecida de um blog como o nosso. Então o que era para ser algo simples no quesito postagem e bonito ao mesmo tempo, acabou se tornando algo maior como hoje é visto por alguns como blog. Para que uma plataforma seja vista como um blog vejamos o que é necessário.

O que representa um blog:
Plataforma + Artigos + Comentários

Desta forma podemos notar que há um item ausente no TumBlr, sabe qual é? Se você respondeu Comentários acertou. Aos que não usam a plataforma, poderão notar que só possibilita algo como 'gostar' ou 'amei isso' que é uma espécie de comentário entre as pessoas que tem perfil no site. Não se pode comentar algo sobre nada. Alguns Tumblr são criados de tal forma que o compartilhamento da postagem pode ser feita em todas as redes sociais como Facebook, Twitter e outras redes norte-americana.

Conclusão
Nós do Arruma Blog acreditamos que até hoje, independente da plataforma, blog que é blog tem que entrar no conceito 'Plataforma + Artigo + Comentários'. Isso não quer dizer que você deve excluir seu perfil no site ou que deve usá-lo com restrição, só não confunda as coisas. Conheça a plataforma no qual você faz uso para não ser passado por 'bobo(a)'. Se você tem motivos para acreditar que ele é um blog então fique a vontade para comentar e se você provar os motivos, o Arruma Blog editará esta postagem dando-lhe os créditos!

Para saber mais e outras dicas [para quem usa Tumblr]

pt.wikipedia.org/wiki/Blog
www.tumblr.com/about

queroterumblog.com/tumblr/comment-page-1/
www.sempretops.com/informacao/dicas-para-tumblr/
www.sempretops.com/informacao/tumblr-themes-gratis/

7 comentários:

  1. Olá, Rafa!

    Interessante este artigo. Eu mesmo nunca havia analisado o Tumblr. Gostei do resumo que você fez sobre a plataforma.

    Concordo com sua definição: sem comentários, não consigo ver uma plataforma como blog. A interação do leitor com o autor é essencial para que um serviço possa ser encarado como um blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Adelson, sem permissão de comentários, não acredito que o Tumblr possa ser um blog. Me parece mais um Twitter mais avançado.

    ResponderExcluir
  3. Like a Drug. (Tumblr)4 de abril de 2011 20:58

    http://likedrug.tumblr.com/
    Sigo de volta.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que seja um blog, um blog simples, porém blog, se o Arruma Blog tirar os comentários desse blog ele não vai deixar de ser um blog.

    Quem faz um blog lá 99% é mulher, pra passar o tempo, nem sempre um blog precisa ter tudo, e ser rentável..

    ResponderExcluir
  5. Então o que realmente é o tumblr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basicamente um microblog no mesmo ramo do Twitter, mas que pra mim não se enquadra literalmente no conceito de blog por ter ausente alguns recursos de forma nativa. Mas o nome de 'micro' sugere compartilhamento de informações ou postagens.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita