Fractal - O que é e onde encontrar (Google Maps)

sábado, 19 de março de 2011

 Você sabe o que é um Fractal? O Arruma Blog te explica: O que a geometria (clássica) e a matemática não consegue explicar é considerada um Fractal. Por vezes, a explicação se deu por conta de computador com a ajuda de outros ramos como Ciência, tecnologia e arte.

Observar um fractal é tão interessante quanto inventar algo que mudará a história (um exemplo disso: Celular Touch Screen). A idéia de um fractal está presente em nossas vidas de forma mais comum do que você imagina, na verdade, você a vê e nem se da conta:

- O site da candidatura de Barack Obama estava repleto de fotos que, ao serem clicadas e expandidas, revelava outras centenas de fotos e imagens e a cada uma o mesmo acontecia.

- O seriado em desenho mais conhecido do mundo usou uma introdução bem legal que nos remete ao pensamento fractal: Um Homer atravessando o universo e descobrindo um novo Homer. Sim isso é 'Simpsons'.

Desta forma, houve um percursor brasileiro na arte Fractal, seu nome é Fernando Bresslau e criou o Fractal.art.br no ano 2000 mais depois de ter ganhado prêmios e repercussão internacional, ele está (se já não se aposentou rsrsrs) na Engenharia Naval e claro, deve ter outros projetos não só de vida. A idéia é tão legal que podemos se basear nela para criar idéias em qualquer ramo de atividade e até na informática, como nos mostra o site da revista INFO, que a partir de Macros e uso do Excel criou alguns Fractais [visitar link da INFO].

Quanto o uso de um fractal 'na prática' pelo Google Maps, segue um breve texto copiado e colado descaradamente do Sedentário e Hiperativo:

Pelo que é uma surpresa que só agora tenham usado a interface do Google Maps para permitir que você navegue por alguns dos mais famosos fractais, do conjunto de Mandelbrot ao de Julia. Basta selecionar no menu acima, à direita, escolhendo também uma paleta de cores, e ir mergulhando cada vez mais fundo usando a scrollwheel ou o menu à esquerda.
 Com isso, esperamos que nossos blogueiros não fiquem só no mesmo mundo de vícios pelo Google e Wikipédia, mais busque informações e inspirações em todos os ramos de atividade, ou quem sabe pensar 'em como a tecnologia pode ajudar o ramo [  X  ]'

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Então provavelmente você não acessou o link do Google Maps Fractal. Vamos lá, o fractal é como se fosse (numa explicação rápida) um zoom infinito. Não há limites para as coisas lá.

      Excluir
  2. não deu para entender nada

    ResponderExcluir
  3. fractal seria como uma imagem que so mesmo os arteiros ou os que tem muita pratica paraconsiguir fazer igual,a um artista

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita