Desvantagem de postar uma ou mais vezes ao dia

quarta-feira, 9 de março de 2011

Você é novo na blogosfera e seu blog fez seis (6) meses a poucos dias, mais por querer crescer na internet você já comprou seu domínio e está preparando o ambiente para tornar seu blog o mais legal possível. Até este momento você é um só e provavelmente deseja aprender mais sobre monetização de sites e técnicas para otimização de páginas webs para um melhor posicionamento não só nos buscadores mais entre outros blogs da mesma área certo? O que fazer sendo uma única pessoa?

Alguns sites da atualidade no mundo do SEO (Search engine optimization ou Otimização para mecanismos de busca) dizem que para o blog ser facilmente indexado por buscadores você deve postar uma vez ao dia e se conseguir, duas ou mais vezes ao dia. Você concorda com essa informação?

O Arruma Blog discorda em partes com a informação. Sabemos que é mais fácil criar uma postagem sobre o cotidiano do que sobre assuntos determinados como a moda, tecnologia, futebol, carros e outros diversos temas que são determinados pela mídia global e não só por uma pessoa como é o caso de um post (ou artigo) casual como o seu cotidiano. Assim como na grande mídia, alguns querem o prêmio por divulgar primeiro uma determinada notícia e outros por detalhes e filtros da mesma notícia. O legal é que, independente da hora da notícia, ela venha em boa hora ao seu nicho, sendo ela recente ou não ou cheia de detalhes. Vale lembrar que a notícia boa, ou artigo de qualidade deve sim ter um rico conteúdo, com explicações, detalhes e até testes efetuados.

Não entendi. Como ser bom e não criar um post por dia?

Lembre-se que tudo na vida é uma conquista. Se você é 'O conhecedor' do assunto, não publique todo o seu conhecimento em um único artigo e nem crie artigos extensos demais. Divida em partes, nem que você tenha que colocar o mesmo título com o famoso I, II, III etc. Seu leitor irá agradecê-lo cedo ou tarde e a relevância do seu blog vai crescer.

O que queremos dizer é que:

Se você for novato (1 ano ou menos), crie seus posts conforme o seu fluxo e possibilidade para tal. Se você só consegue criar um post por semana, faça isso. Não esqueça de determinar tempo e dedicação para dar sempre o melhor ao seu leitor mesmo que seja só dois e você receber apenas um comentário. Lembre-se que quando seu blog crescer (bombar) o seu post terá uma bela aparência. Se você conseguir postar mais vezes por dia, também o faça, e com vontade pois desta forma você terá mais e mais conhecimento para postar mais vezes por semana ou por dia e crescerá junto com seus leitores, chegando na 'exelência da prática SEO'.
Se você tiver na estrada, é legal que o SEO está com prioridade na sua pauta. Lembre-se que há muitos blogueiros de sucesso com apenas um integrante no blog (ele mesmo, o dono) e que mesmo sem postar uma vez por semana é um sucesso. Citamos o Gerenciando Blog que não posta uma vez por dia e o Ferramentas Blog que posta uma vez por dia. Ambos com seus leitores e relevâncias ainda assim todos tão grandes e relevantes. 

Pontos positivos de blogar uma vez ao dia

Como dissemos, postar uma vez por dia, segundo os blogs que visitamos e que referenciam o conhecimento em SEO, isso faz com que os leitores estejam mais ativos em seu blog e mostrar aos buscadores que o dono do blog ou do site não está 'morto', então a indexação do site ou blog fica mais fácil e melhor.

Pontos negativos de blogar uma vez ao dia

Simples, com essa prática, quando não tiver nenhum conteúdo relevante ao seu nicho, você certamente roerá suas unhas para postar nem se que seja uma foto da do seu artista preferido (mesmo não sendo o assunto do seu blog). Muitas vezes o fato de se publicar uma vez ao dia acaba criando artigos de má qualidade só para os leitores clicar no feed e visitar seu blog, outras vezes isso faz com que você fique criando meios para sair do foco do seu blog e começar novos focos, tornando ele, a longo prazo o famoso 'um pouco de tudo' e cá entre nós, bons leitores não gostam disso. Se você já faz uma postagem por dia, certamente já deseja que uma outra pessoa faça parte da sua equipe pois você está sem idéias para postar, e isso é um sinal ruim.

Conclusão

Não adianta pensar que publicar uma vez ao dia vai trazer grandes e ótimos benefícios se você não tem qualidade em suas postagens. Não pense que fazer parceria com outros blogs ou pessoas para que estas publiquem em seus blogs só por que você já está idéias de postagens. Nossa meta em 2011 é postar 3 vezes por semana e não é porque isso é falta de conteúdo e sim possibitando que mais leitores leia nossas postagens, até os novatos em nosso site. 
Se seu nível de postagens é alto, quem é novato pode não ler a postagem mais legal do seu blog que foi de ontem, pois ja tem umas duas antes dela, e estas novas pode não ser tão legal.
Aproveite do recurso se você estuda para isso e deseja realmente que os leitores acompanhem as informações com você.

lembre-se que você necessita de um tempo para você, sua família, sua VIDA!

10 comentários:

  1. Sendo o meu blog ao gosto do freguês, não há problemas de postar todos os dias. Mas valeu por essa orientação, fica em paz!

    ResponderExcluir
  2. Otimo post,eu faço um post por dia e consigo muitas visitas,valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  3. Olá arruma blog, já colei o seu banner propaganda ao meu blog, fica em paz!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafael, o seu banner já esta publicado ,ok!
    Ahh e valeu pelo post, mto boa as dicas!

    ResponderExcluir
  5. muito bom, no comeco ficava preocupada e postava todos os dias , mas vi que preciso de tempo pra isso, e até tirei unas férias.......ninguém é de ferro rs

    ResponderExcluir
  6. EU CRIEI MEU BLOG NÃO FAZ MUITO TEMPO, EU POSTO UMA OU DUAS VEZES POR DIA, MAS É BEM INTERESSANTE

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de postar todos os dias, uma vez por semana tá de bom tamanho :D

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, gostei do seu blog!

    Visite-me: http://o-teu-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muuuuuito bom o post! Falando daquilo que realmente queria perguntar. Iniciei meu blog em 14 de dezembro de 2012 e, no início, postava 2 a 3 posts por dia. Depois de atingir um número razoável de postagens (cerca de 40) diminuí para cerca de 5 por semana e depois fui me adaptando, pois tenho vida social também. Estou chegando aos 8 meses e hoje posto 2 vezes por semana e de uns 2 meses para cá meu blog deu uma reviravolta no número de visitantes, atingindo 500 visitas por dia e tem oscilado entre 400 e 550 visitas/dia, e percebo que irá crescer mais ainda. Portanto, ficou claro que não é pelas postagens diárias que meu blog é acessado e sim, pelo conteúdo de qualidade. Já atingi 206 postagens e já penso em fazer apenas 1 postagem por semana, pois percebo que a maioria que entra no meu blog não vê a postagem do dia, e sim, as postagens mais antigas (mas tem, claro, quem vê a do dia). Agora, é maravilhoso (e as vezes desanimador quando as visitas não aparecem) ver que o seu blog que começou com 1 visitante por dia (isso é desanimador! E tinha dias de dar 0 visitante), atingir essa marca 8 meses depois. No total já são 22.500 visitantes! Obrigado pelo post. Voltarei outras vezes! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar,

      Agradeço o comentário e visita. O teu comentário resumiu legal o artigo. Isso mostra que o importante não é a quantidade e sim a qualidade, é basicamente o que já falamos sobre o tradicional namoro não é? rsrsrs
      Eu acho que sempre vou defender essa visão de qualidade e do que é melhor ao blogueiro. Ocorre as vezes, quando o blog é bem comercial, que os leitores começam a querer coisas todos os dias rsrsr aí se você está disposto a ceder a isso então até vale a pena, mas tem que ter uma linha editorial ou uma postura (quando não é em equipe) bem legal com os leitores para tal. Aqui no blog nenhum leitor que eu me lembre, falou para ter mais post por dia =D
      Sucesso e mais uma vez, agradecido

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita