Seu UOL Blog tem Feed RSS? Mostre ao navegador

sábado, 12 de março de 2011

Todo blog contém um Feed Rss [Saiba a definição de RSS pela Wikipédia], uma forma a mais de fazer com que seu blog seja lido rapidamente pelo leitor em programas como Google Docs ou Reader, além de aplicativos de Feeds RSS instalados nos PC's dos leitores, isso sem falar na indexação de conteúdo feito pelas páginas e comunidades como o Google Friend Connect. Por padrão, os blogs UOL vem com um link direcionando ao link do Feed RSS, mais isso não é o suficiente.

Para todos os exemplos, vamos utilizar alguns prints de tela e dois links na prática: Blog do Rafa e Blog do José Cruz ambos na plataforma UOL. Um blog da UOL quando acessado pelo navegador Mozila Firefox fica assim:

Print I

Como vemos, o Firefox não entende que o blog tem um Feed RSS, apenas da opção para adicionarmos aos favoritos. vale lembrar que TODOS os navegadores entendem o Feed RSS, mais nem todos tem a mesma forma de mostrar na tela o feed. Vejamos agora quando um blog tem o Feed RSS:
Print II
Desta forma, vamos fazer com que o seu blog uol, ou até sua página (em outras plataforma que tem o mesmo problema que os blogs UOL de não linkar o Feed automaticamente) reconheça o feed. Entenda que o Print I está associado ao Blog do José Cruz e o Print II para o blog do Rafa, mas é claro que isso não interfere na qualidade do blog e dos artigos publicados por eles.

Colocando na prática o Feed RSS em sua página

Primeiro, clique no endereço ou imagem do seu feed RSS disponível na página do seu blog UOL, como por exemplo a do Blog do Rafa: http://rafaelramosf.rssblog.zip.net/ . O legal da UOL é que o Feed RSS é sempre a palavra RSSBLOG antes do .ZIP.NET (não tem desculpa caso seu blog não tenha este link na página inicial). Logado no seu blog UOL, vá em Configurações > Modelos de Blog > Editor HTML no fim da página. A página a seguir, você irá localizar a tag:
<title> ou </title>
E depois dela irá colocar o segunte código:
<link rel="alternate" type="application/rss+xml" href="http://rafaelramosf.rssblog.zip.net/" title="RSS - Blog do Rafa" />
Modifique apenas as coisas em vermelho pois no primeiro local em vermelho, você deverá colocar o seu endereço de feed RSS e depois, no campo TITLE coloque uma breve descrição do que é, no caso desse blog é o RSS do Blog do Rafa. O resto das informações não deve ser mudada. Cuidado para não colocar letras ou caracteres errados se não o navegador não consegue entender o seu Feed.
Este código encontra-se como padrão em todas as páginas que possuem um Feed, por isso é bom usá-la. Aqui no Arruma Blog, nós temos dois tipos de Feeds o ATOM e o RSS que tem a mesma finalidade. Um diferencial da plataforma Blogger é que ele disponibiliza um Feed para os comentários também e a UOL, agora que está implementando isso nos blogs mais recentes e atuais como o blog da tecnologia, GigaBlog.
Após inserir o código citado, salve o modelo de blog e depois republique. Verifique se o seu navegador encontrará facilmente o feed. Agora você fez o navegador entender que o seu blog tem um Feed RSS.

2 comentários:

  1. Otimo post,quando eu tinha um blog na uol eu tinha esse problema

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog, sempre venho aqui pelas dicas do Uol Blog, existe alguma de tirar o nome do Autor no feed?

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita