Qual tipo de domínio usar na minha pág. blog ou site?

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Muitos blogueiros e pessoas que desejam criar um site se perguntam qual extenção de domínio usar ao criar sua página ou desejar crescer na internet. O que a nossa pesquisa mostrou, é que as pessoas tem o costume de criar postagens e artigos focados a ensinar como configurar o seu blog ou suas páginas no host (servidor ou plano de hospedagem) e não tem muita orientação sobre como escolher o tipo de domínio (EX: .COM  -- .NET --  COM.BR ETC).

Pensando nas dificuldades de nossos leitores que desejam crescer, o Arruma Blog fez uma breve pesquisa e aqui o resultado:

Posso comprar qualquer tipo de domínio?

 Esta é a pergunta que nos fez criar o artigo. Antigamente uma pessoa física (eu e 83% dos blogueiros, se não mais) não podia comprar um domínio pois o registro só podia ser feito por empresas, estas provem de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Hoje é possível comprar não só um domínio mais vários.
 Uma pessoa física mesmo assim, não pode comprar alguns tipos de domínios como por exemplo JUS.BR - EDU.BR - GOV.BR entre outros.
Hoje você como blogueiro ou como pessoa física (só tem CPF) pode comprar inúmeros tipos de domínio como COM.BR e NET.BR elém do BLOG.BR, FLOG.BR e NOM.BR entre muitos outros.
 O legal é que no Brasil, se você for um proficional liberal como um engenheiro (ENG.BR), um fotógrafo (FOT.BR), um pscólogo (PSC.BR), dentista (ODO.BR), taxista (TAXI.BR) e outras inúmeras profissões, você pode comprar um domínio específico. Para o seu mundo de blogueiro estes domínios pode até não paracer nada, mas pense no seguinte: Você pode ter seu blog de esporte e claro, um bom blogueiro sabe de HTML e a plataforma de seu blog. Você pode conhecer um taxista que gosta de tecnologia e ele pede a você criar seu site em forma de blog e ele só atualiza. É isso, o ponto X da questão da vida.
 Para ver toda a relação de domínio com .BR no fim verifique a tabela aqui.

Posso fazer propaganda em qualquer tipo de domínio?
Isso ainda é um caso a ser pensado. Sabemos hoje que os domínios .COM.BR ou só .COM de comercial, podem sim fazer propaganda. Não encontramos nenhuma informação sobre NÃO poder fazer propagandas em domínios como o .ORG.BR por ser de organização e muitas delas ser de ONG's (Organizações Não Governamentais) que recebem um valor do governo pela responsabilidade social que executam (mais nem todas ONG's seguem este fluxo). Por isso, surgiu o comentário de que quem usa este domínio (ONG.BR) não pode usar recurso de filiados para gerar mais dinheiro.
O Arruma Blog entrou em contato com o site Registro.br e eles informaram que a publicidade fica por conta do dono do site/domínio. Como não há análises feitas em conteúdos das páginas, é responsabilidade do dono usá-lo segundo a ética, as leis nacionais e as vezes há códigos de conduta que os planos de hospedagem tem, em outras palavras para qualquer tipo de domínio se pode fazer propaganda remunerada.

O que acontece se eu tirar o WWW? Eu posso?
Sim, você pode tirar o WWW do seu dmínio. Hoje, há algumas empresas de hospedagem que também vendem o domínio e quando isso ocorre eles te ajudam a fazer com que seu site (domínio) seja acessado tanto com WWW ou sem ele e você só paga o contratado por isso. Alguns outros serviços, você tem que fazer isso manualmente e nem sempre com um bom resultado. O Arruma Blog tem o domínio pela UOL Host e com eles o processo é 'complicado'. Não somente nós mais vários outros blogueiros e donos de sites disseram que tem problemas quanto a isso: retiram o WWW hoje e dentro de poucos meses o problema volta e o domínio só é acessado com o WWW.
O diferencial do século XXI (século 21) é ter um domínio curto, simples e que fique na mente das pessoas. Não é simples acessar o site preferido com poucas palavras como o google.com? E quem tem o navegador Mozila Firefox notou a tempos que basta digitar uma simples palavra no campo URL e ele direciona para o site mais relevante que tem o nome escrito, e isso vale para duas ou três palavras. É como se ele buscasse o melhor site e te mostrasse ele, e poucas vezes, não encontrando ele mostra a tela de busca do Google. Já quem tem o navegador Google Chrome dificilmente terá este recurso uma vez que ao digitar uma palavra no campo URL ele gera uma busca. O Internet Explorer da Microsoft ainda está implementando o recurso que o Firefox usa, então tirando o www você sóa ajuda o seu leitor e o seu site.

O que o Brasil diz sobre meu domínio e minha ação dentro do meu site?
Quem gerencia os domínios com finais .BR é o Comitê Gestor da Internet, famoso CGI.BR. O Arruma Blog em contato com o Registro.br recebeu a informação de que o requerente (o dono do domínio) deve escolher adequadamente o nome do domínio registrado ciente de que não poderá ser registrado nome que desrespeite a legislação em vigor, que induza terceiros a erro, que viole direitos de terceiros, que represente conceitos predefinidos na rede Internet, que conceitue palavras de baixo calão ou abusivas, que simbolize siglas de Estados, Ministérios, dentre outras vedações.

Sites de estudo: Registro.br | CGI.br
Para saber mais visite a ajuda do Registro.br

0 comentários:

Postar um comentário

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita