Meu blog pode ter mais de um assunto?

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Arruma Blog defende a idéia de que 'foco é a alma do blog'. Então lá vem a questão feita por um de nossos leitores: Gosto de três assuntos e me identifico com eles. Eu posso criar postagens sobre esses assuntos ou isso de alguma forma daria uma má visão ao blog? O Arruma Blog lhe ajuda nesta difícil escolha.

Realmente o foco único do seu blog é o que mais vale pois a partir dele você moldará outras áreas e passará o seu valor ao leitor. Porém ter um foco é mais que simplesmente escrever sobre um único assunto, lembre-se que isso deve ser feito de forma planejada e da forma mais legal possível.

O foco do seu blog surge bem lá no começo do blog [ou não], mas nunca é tarde para recriar este foco, caso ele não seja lá o que você pensou. Quando este pensamento acontecer [- Qual o assunto do meu blog?] você vai ter que levar isso pro resto da sua vida. Mas se por todos os motivos tiver que trocar o 'assunto', não mate o antigo assunto (também visto como foco) pois ele servirá como base para o novo assunto ou foco.

Para ajudar a seguir um foco no seu blog, vamos citar o Brogui do amigo Caio que tem o foco 'cotidiano' [ele que nos corrija]. Quem é leitor sabe dos assuntos legais e diferentes que ele posta, mas se repararmos na coluna lateral do blog, ele criou 5 focos em seu site, o que é mais evidente no blog e isso sim pode ser considerado o real foco do blog. Desta forma temos o foco real que é o cotidiano, e dentro do cotidiano ele posta sobre várias coisas dando ênfase a 5 itens, cujo 'marcador' ajuda na categorização e publicação de cada post (em outras palavras, isso ajuda o leitor a encontrar facilmente os posts relacionados ao assunto).

Na dúvida...
Pense em sua vida. Todos temos um foco, seja ser um ator, um astro internacional ou bem sucedido no trabalho ou na vida e todos temos aqueles momentos em que aprendemos com familiares coisas que jamais aprenderíamos no trabalho ou na escola. Um exemplo disso é como ser uma pessoa educada, como fazer aquele bolo especial e outras coisas. Desta forma junta-se o foco com outros  fatos cotidianos que são incrementados em nossas vidas sem que percebamos. Claro que na vida real o número de coisas que aprendemos e repassamos é maior do que o seu blog vai falar, mais a idéia é a mesma.

Conclusão
Use no máximo 4 elementos para tornar seu blog legal. Em alguns casos sugerimos o uso máximo de 7. Alguns blog colaborativos chegam ao sucesso e então para que todos os colaboradores se destaquem, há um assunto por dia e isso é viável e possível, mas para uma única pessoa manter algo assim é difícil (não impossível). Quatro elementos como foco do blog faz com que ele seja atualizado em um tempo legal (por volta de um dia sim e outro não) e torna o seu cotidiano na blogosfera mais legal (além da sua pessoal existir efetivamente).
O Arruma Blog mesmo tem o costume de sair um pouco do foco BLOG e postar coisas sobre tecnologia para não ficar um blog 'massante'.

4 comentários:

  1. Oi Rafa! Concordo contigo! É muito mais fácil manter o leitor interessado quando ele se identifica com os principais assuntos do blog, o que não significa que isso seja mais fácil para o blogueiro!
    è mais complicado para os blogs pessoais, quando o autor escreve o que dá na telha, conforme seu humor e interesse!!! Como driblar esta "instabilidade"??
    BJ

    ResponderExcluir
  2. Para Carla
    Bem, realmente quando escrevemos sobre as coisas da vida as formas de prender o leitor é mais difícil. Recomendo que se baseie em livros cotidianos para tornar seu blog mais dinâmico ou atrativo. Sabemos que nem todos os assuntos interessam os leitores, mais se o texto tiver um 'diferencial' mesmo sendo focado em seu cotidiano, a galera voltará. As vezes um olhar mais crítico sobre algum ponto pela sua concepção já da o diferencial.

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse seu blog,mais eu queria saber como colocar aquela barinhas no meu blog,aquelas barinhas que fica lá encima do seu blog que tem inicio contado feed,mim ajuda,meu e-mail e andre123489@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. interessante,você parace ser um conhencedor dessa arte! Mas quando acaba nossos conhecimentos(ideias acaba) e precisamos de mais,onde tirar as fotes,de onde podemos ter mais conhecimento? ( http://misaeldesouza27@ovi.com )
    Ps: O assunto no meu blog é tecnologia.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita