Como fazer um link abrir em outra página

sábado, 11 de setembro de 2010

Há muito tempo, os blogueiros principalmente do Blogger/Blogspot vem colocando links nas postagens e fazendo com que eles usem a mesma tela da postagem para visitar outros links. A importância de entender os tipos de "Alvo" que o link irá ter é muito importante.

O QUE É ALVO?
Alvo é o nome em português da tag usada para indicar ao link a forma como ele deve ser aberto no navegador. em um link usamos a tag "Target" como complemento da tag < a href >. Existe Blank, Parent, Self, Top, cada um com uma função.

QUAIS AS FUNÇÕES DE CADA UM?
_Blank - Faz um link ser aberto em outra janela, guia ou navegador (dependendo da versão do seu navegador)
_Self - O link inicia ali mesmo, sobre aquela página.
_Parent - Ele abre sobre outros links ou sobre a janela que estamos trabalhando.
_Top - Essa tag indica que independente de onde o link se originou, ele abrirá em uma tela inteira. Se o seu blog ou página utilizar "frames", ele carregará o conteúdo usando toda a tela, e não o espaço do frame. [Continue lendo para saber como inserir no seu blog ou site]


Como inserir uma tag dessas nos links no Blogger [Google]?
O painel de edição da postagem do serviço Google não tinha esta opção. Hoje em dia basta clicar no botão de 'Link' e após inserir o link desejado clicar na opção 'Abrir link em nova página' e há a opção de editar HTML na postagem.

O que você pode fazer é:
- Insira o link normalmente na postagem.
- Depois que estiver tudo linkado, clique no botão "Editar HTML" no canto superior a direita da tela de postagem.
- Localize as tags que se iniciam com <a href> e antes ou depois do link do site linkado, adicione a tag Target="_TAG". Segue exemplo:

<a href="http://arrumablog.blogspot.com" target="_Blank">

No final seu código deverá se parecer com esse:

<a href="http://arrumablog.blogspot.com" target="_Blank"> TEXTO QUE O LEITOR IRÁ VER </a>

Como inserir uma tag dessas nos links de outros blogs ou site?
Como já sabemos sobre o uso das tags, é bem provável que a maioria dos blogs possua recursos de edição HTML, então podemos seguir o mesmo procedimento. Em alguns casos, o uso de ferramentas de postagem como aplicativos direto do computador já possuem recursos gráficos para definir a preferência da abertura do link (em outra página ou na mesma).
No UOL Blog, quando colocamos um link, a interface de postagem nos permite identificar o alvo, se ele iniciará em outra janela ou não, e isso facilita muito a vida. 

Sobre o uso.
Você pode usar o recurso para linkar páginas internas como o Arruma Blog fez no menu situado no topo do blog, pode também usar para linkar uma âncora, como faz o recurso "Leia mais" do Blogger ou aquele "Volte ao topo" em algumas páginas.

Qual a importância do uso dessas tags no meu blog ou minha página?
Espera-se que o blog ou site tenha um conteúdo que agrade seu leitor, e o link em seu texto não deve ser o foco da postagem, se não teria um porque o leitor visitar sua página e iria direto para o site original. Desta forma, como sua página tem um bom conteúdo, o link que abre em nova página (_blank) tem a capacidade de mostrar ao leitor o que há no outro link, mas ainda mantêm o conteúdo da sua página ativo, ou seja, além da página que o leitor estava (a sua) abre no navegador dele mais uma, e desta forma ele não ficará trista por ter perdido o conteúdo da sua página ou ter sido enviado para um site que ele nem sabe se á confiável.
Em outros casos, o uso das tags ajuda para o desenvolvimento de boas páginas, ou de bons blogs. Como mencionado no inicio da postagem, há blogs que usam Frame para mostrar o conteúdo, e imagina o link para o Arruma Blog por exemplo dentro de um frame e o dono não coloca nenhuma tag para mostrar como o navegador vai abrir a página, o Arruma Blog poderá ficar aberto dentro do frame, fazendo com que a página principal seja o site em questão e dentro do frame (que está dentro do site) apareça a página do Arruma Blog. Já imaginou que feio ficará?

Este artigo foi feito antes da mudança no painel de postagem do Blogger que agora inclui o botão 'abrir em nova janela'

8 comentários:

  1. Adorei! Há muito estava querendo fazer isso.
    Muito agradecida,
    Miriam

    ResponderExcluir
  2. muito bom eu usie no meu menu horizontal

    falando nisso vocês tem algum pra me passar o meu está muito simples e não gostei

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post... sempre tive vontade de saber como abrir links em outras páginas..

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, resolveu o problema, era isso que eu estava precisando ....


    OBRIGADO !!!

    ResponderExcluir
  5. Pôxa muito bom o Tutorial, eu estava precisando encontrar um tutorial assim como esse, me ajudou muito, e como o menú do meu blog é configurado no Código HTML. Realmente depois que segui as dicas nesse tutorial realmente foi uma solução, e parabéns por ter postado esse tutorial. Há coloquei o link de vocês em meu Blog certo pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Cristian!
      Fico feliz que todos tenham conseguido algo produtivo e sucesso.

      Agradeço o link para meu blog e ele não será esquecido viu, nossa política de parceria beneficia atitudes como esta.

      Abraço

      Excluir
  6. Bom dia. Não está abrindo a postagem dentro da pagina. Poderia me orientar para corrigir isto.
    meu blog: contabilidadereligiosa.blogospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei acessar seu blog mas ele não está mais ativo.

      Excluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita