Seu blog depende de seu PC - Uso de Toolbar

terça-feira, 23 de março de 2010


Saindo um pouco, dos artigos para seu blog, falaremos hoje sobre um lugar onde tudo acontece: Computador. É através dele que digitamos e criamos o post para milhares de pessoas lerem ou quem sabe o podcast para outras milhares ouvir.

Como muitos de nós já sabemos, um computador sem vírus e funcional é o sonho de toda pessoa, mas a realidade é que se seu anti-vírus não notar nenhum ainda, talvez haja algum malware disfarçado por ai só esperando. Um dos fatores que mais afetam os computadores que tem Sistemas Operacionais (S.O.'s) Windows, são os demasiados dawloads de softwares e aplicativos piratas, onde você ja encontra-os modificados para não pedir senha. 


Você já pensou como o pessoal faz isso?
Bem, eu não nunca fiz isso e pode ser que eu esteja errado, mas o método ou as técnicas utilizadas são previsíveis a tal ponto que: Uma pessoa que sabe de programação de tem as ferramentas para tal, consegue de alguma forma o código da aplicação e modifica a parte da senha ou chave do produto, e como ele pretende disponibilizar isso em fóruns e comunidades on-line sem nenhum custo, ele coloca um código a mais que faz com que aquele programa ou aplicativo sirva ao beneficiado, sem seu conhecimento, como o roubo de informações e até instalações de coisas em seu computador no próprio pacote de atualização do aplicativo que você escolheu.
Posso dizer que as vezes nem todas as aplicações tem este caráter, como as Toolbar, que são 'ferramentas adicionais com finalidade de agilizar a interação do usuário com os navegadores e recursos de determinados sites da web'. Quando se faz o dawload diretamente do site do 'fabricante', se tem um nível de confiabilidade maior, porém como tudo na vida é feito por uma pessoa, sempre haverá erros, e é sobre isso que venho chamar a atenção.

Em 2006 o site INFO Online publicou que havia uma praga fingindo ser o Google Toolbar para poder se instalar em seu PC. Em 2007 na revista INFO também, a mesma publicou um erro na programação da aplicação que quando instalada, deixava seu computador vulnerável a ataques externos. Esta notícia não chegou ao site, até porque na revista tomou apenas algumas linhas de uma coluna da revista.

Se você for pesquisar a fundo os recursos destas e de outras ferramentas, verá que vai bem mais do que elas falam que faz para nós (usuários), a Toolbar do Google por exemplo, em suas versões mais antigas já exportavam informações mesmo se ela fosse desativada como um complemento do navegador (I.E, Firefox, Opera etc). Muitos dos aplicativos e softwares de hoje fazem o mesmo, mas como todos nós lemos e concordamos com as políticas de uso do sistema ou aplicativo, nem reparamos que muitas vezes nossos computadores estão cheios de coisas que não queremos.

Qual a relação disso com o meu blog?
Simples: Como o próprio título já diz, é pela a vida do seu PC que você administra seu blog. Não instale coisas que você só vá usar uma vez ou uma única coisa das 500 que você instala junto. Evite procurar uma solução para cada item que deseja, visto que atualmente há muito aplicativos e soluções que são 5 em um e do mesmo fabricante ou da mesma procedência. 
Saber guardar a informação é algo que nós brasileiros temos dificuldades em fazer e aprender. Ter que formatar seu computador uma vez por semestre é pior que moderar nas coisas que você faz com ele. 

Como também existe ferramenta para auxiliar na publicação de blogs direto do seu computador, fica aqui esta dica para qualquer que for o dawload.

Leia um 'capítulo' da história de um jovem estudante com uma imaginação e tanto, visite o Blog do Rafa
Blog do Rafa

3 comentários:

  1. Muitas vezes que baixo algum programa, há a opção de instalar uma barra de ferramentas. Claro, há a opção de instalar e bloqueá-la, mas se eu não vou usá-la melhor nem instalar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim aqui te trazer uma novidade, toda sexta-feira publicarei em meu blog links
    com postagens especiais dos amigos blogueiros, assim como você!
    É uma ótima maneira de divulgar o seu blog! O que acha?
    Então... Envie seu link que eu publico!

    Abraço
    Vanda - Planeta da Blogueira

    Envie seu link aqui

    ResponderExcluir
  3. Excelente post Rafa!
    Tendemos a baixar as coisas a instalar os aplicativos sem ler a fundo os contratos, e só depois percebemos os prejuízos e aí só formatando. Eu particularmente, sou averso a estes toolbars, ou programas que auxiliam alguma coisa no navegador. Sempre evito.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita