Como descobrir códigos de cores?

sábado, 4 de julho de 2009

Parece meio 'bobo' mas não é. As cores tem nomes e todas tem um código que é interpretado pelo navegador ou programa que está sendo utilizado no momento.
Há duas formas de definição:

1. pelos nomes (16 cores disponíveis):
black, silver, gray, white, navy, blue, purple, fuchsia, green, lime, teal, cyan, maroon, red, olive, yellow.
Exemplo: color="black"

2. pela numeração RGB:
*que também é utilizado pelo Blogspot
Veja a tabela de cores [Nesta tabela há também o código em Java]
Exemplo: color="#ffffff"

RGB é a sigla de Red Green Blue, uma cor em RGB possui seis dígitos, sendo que os dois primeiros correspondem à quantidade de vermelho que será utilizado para compor a cor, os dois do meio correspondem à quantidade de verde e os últimos ao azul. A quantidade é definida em hexadecimal e varia de 0 a 255 (00 a FF). Está presente em nosso dia-a-dia e normalmente passam despercebidos.

O atributo de cor (color = "nome ou num. da cor ") é constantemente atribuído ao comando FONT, mas há outros. Este atributo é constantemente usado junto ao HTML de uma página na web.

Você também pode colocar cor de fundo como em tabelas, e cores de bordas. Normalmente os editores de páginas para web tem uma grande ajuda com isso. Quando se começa a digitar em HTML o programa da sugestões do que você deseja, ou em muitas vezes o nome 'color' ja se associa ao que você está fazendo no modo Design.
No pacote Adobe por exemplo, a palheta de cores pode ser personalizada para cores RGB ou pré-defindas, facilitando assim o uso de todas as cores, conforme o desejo da pessoa que edita/cria.

Para converter decimais para hexadecimais, sem fazer nenhuma conta, utilize a calculadora do Windows: Mude-a para Científica (View / Scientific), digite o número decimal, 160 por exemplo, clique no primeiro radio button (Hex) e o número 160 se transformará em A0.

QUAL A FINALIDADE DESTA POSTAGEM?
Mostrar que as cores estão distribuídas de várias formas na informática. Se você é um blogueiro então em determinados momentos tem que fazer uma imagem representando o artigo para que os leitores tenham fácil assimilação do conteúdo e/ou ainda para divulgar nos sites indexadores de conteúdo.
Conhecer a tabela de cores possibilita um melhor resultado final da imagem. Isso sem falar nas cores que podemos colocar nos textos dos artigos, o que por vezes, os editores de texto disponíveis no painel não permite usarmos todas as cores como hoje acontece quando você vai mudar a cor da fonte pelo painel do Blogger ou da UOL, as possibilidades de cores são limitadas.

DICA: Visite regularmente blogs de Design para ficar sabendo de truques e dicas que podem ser usadas em seu blog ou artigos. Isso certamente fará com que seu leitor fique mais feliz e mais tempo no blog (ou trabalho gráfico fique em ótimo estado).

O legal é que a intenet disponibiliza muito conteúdo com códigos, estudo e nomes de cores. Este post por exemplo teve uma ajuda do blog Interney

3 comentários:

  1. Okay.. mas eu quero descobrir o codigo de uma imagem que eu tenho no computador. COmo fasso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há formas de conseguir isso. Eu uso um programa da Adobe para edição de imagem que me ajuda quando eu passo ou mouse sobre isso. Há sites que podem ajudar mas não sei quais são e sei que são em inglês. Recomendo que use Photoshop, fireworks ou ainda o Dreanweaver para criar páginas web

      Excluir
  2. Isso foi realmente útil, mto obrigada!

    ResponderExcluir

Use este espaço para perguntar, questionar ou dar algum complemento sobre o artigo em questão. Todos os comentários publicados no Arruma Blog são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores. A finalidade do comentário é proporcionar ao leitor o poder de resposta sobre a postagem apenas. Neste campo não será aprovado comentários para publicar link e/ou material com conteúdo pornográfico de qualquer espécie, discriminatório ou ofensivo de qualquer natureza; que enviar informações sobre atividades ilegais e/ou incitar crimes ou violência. Para finalidades comerciais ou contato direto com o autor damos a opção de 'entrar em contato no topo da página'.

É expressamente proibido utilizar o espaço de comentários para engajar-se em atividades de cunho comercial, como vender produtos, procurar anunciantes e patrocinadores, divulgar informações pessoais de contato, além de veicular banners de qualquer espécie. Também serão apagados comentários de auto-promoção ou que não sejam pertinentes ao artigo em questão.

Todos os comentários são moderados e poderão ser excluídos caso sejam considerados inadequados, ofensivos ou alheios ao objetivo do blog. Este é blog é protegido pela lei de direitos autorais vigente no Brasil.


















 
Arruma Blog © 2009 - 2013 | Desenhado por Bubble Shooter | Direitos reservados | Obrigado pela visita